A Canon apresentou a app Live Switcher Mobile, uma aplicação que permite alternar entre três sinais de vídeo durante sessões de livestreaming - mas que nem suporta as câmaras da própria Canon.
A app é destinada aos criadores de conteúdo, e permite ligar e controlar até três dispositivos iPhone ou iPad com iOS/iPadOS 16 ou superior - por agora os dispositivos Android ficam de fora, assim como o suporte para câmaras Canon, embora esteja prometido que serão suportadas no futuro.
A app está disponível gratuitamente mas com algumas limitações. Os utilizadores da versão gratuita podem transmitir apenas em 720p, e o vídeo terá uma marca de água e anúncios ocasionais na interface (não visíveis para o público). A subscrição, que custa 17.99 dólares por mês, elimina essas restrições, aumentando a resolução para 1080p e removendo a marca de água e os anúncios. No entanto, mesmo a versão paga não suporta resoluções superiores, como 4K.
Para realizar transmissões, um dispositivo é designado como host, servindo de câmara principal e interface de controlo para alternar entre os feeds. É possível ligar mais dois dispositivos, oferecendo ângulos alternativos ou capturas de ecrã, por exemplo, para transmissões de videojogos. As mudanças de câmara podem ser feitas manualmente ou automaticamente, em intervalos definidos. Recursos como transmissão picture-in-picture, sobreposições de texto/imagens e compatibilidade com plataformas como YouTube, Facebook e RTMP ampliam a sua utilidade.
O maior problema é que a Canon anuncia isto numa altura em que está envolta em polémica com a necessidade de subscrição para se usar as suas câmaras como webcam. Embora neste caso se trate de uma aplicação de nicho, destinada a streamers e criadores de conteúdo, é igualmente provável que a maioria deles não se sinta com vontade de pagar uma subscrição para estas funcionalidades, podendo ficar melhor servido ao optar por sistemas gratuitos e ainda mais versáteis, como o OBS Studio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)