A Donut Lab apresentou o "Donut Motor", um motor eléctrico inovador que oferece 856 cavalos de potência e pesa apenas 40 quilos, abrindo o caminho para a aplicação dos motores directamente nas rodas.
Os automóveis eléctricos vieram simplificar imensamente a complexidade mecânica face aos modelos com motores a combustão imensamente mais complexos, mas continuam a necessitar de sistemas de transmissão para fazer chegar a força motriz dos motores às rodas dos veículos. O próximo passo, que há muito se procura atingir, consiste em remover tudo isso, integrando os motores directamente nas rodas e dispensando todos os sistemas de transmissão. Algo que a Donut Lab acredita ser possível com os Donut Motor.
O grande factor limitativo para tornar estes motores viáveis é o seu peso, e a Donut Lab traz boas notícias, já que a sua mais recente geração de motores pesa apenas 40 kg e pode oferecer até 856 cv e um binário de até 4300 Nm na sua configuração automóvel. Uma incrível relação peso potência que supera até o radical motor Dark Matter da Koenigsegg. Uma vez que dificilmente um carro convencional precisará de 856 cv de potência (por roda!), estes números poderão tornar-se ainda mais atractivos, com motores ainda mais leves.
A empresa já deu uso aos seus motores radiais hubless nas futuristas motos Verge, e agora está a promover o uso destes Donut Motor para o sector dos camiões, onde a questão do peso nas rodas se torna menos crítico face ao binário e potência disponibilizada. Assumindo que a empresa consegue demonstrar estas vantagens no terreno, não será difícil assumir que o passo seguinte seja a sua aplicação em automóveis comerciais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)