O Gemini 2.0 Flash é mais rápido e melhor que o modelo anterior (1.5), com a Google a referir que essas melhorias se fazem sentir em tarefas como aprendizagem, escrita, ou exploração de ideias. Embora este novo modelo fique disponível para os utilizadores gratuitos, os utilizadores Gemini Advanced têm acesso a uma janela de contexto de 1 milhão de tokens (cerca de 1500 páginas), e acesso prioritário às capacidades Deep Research, Gems, e outras.
📣 Gemini is now powered by 2.0 Flash, our latest model that is designed for the agentic era, delivering fast responses and stronger performance across a number of key benchmarks for everyday help with tasks like brainstorming, learning, or writing. Rolling out to all users… pic.twitter.com/9ACTY0nPC4
— Google Gemini App (@GeminiApp) January 30, 2025
A par desta melhoria, o Gemini passa também a dar uso ao mais recente Imagen 3 para geração de imagens, que também permite a criação de imagens de melhor qualidade e fiéis às descrições fornecidas.
Embora por agora a Google ainda continue a dar acesso ao modelo antigo - Gemini 1.5 Flash e 1.5 Pro - esses modelos irão ser removidos nas próximas semanas, deixando os utilizadores com acesso apenas aos modelos mais recentes. A Google lançou por engano o Gemini 2.0 Pro, mas entretanto já o removeu e diz que só o irá disponibilizar daqui por mais alguns dias.
Esta questão das versões levanta alguns pontos interessantes, pois pode dar-se o caso de, nalguns casos particulares, os utilizadores poderem preferir as respostas dadas por uma versão anterior. E, seguindo esta tendência, esses modelos anteriores irão acabar por desaparecer e ficar inacessíveis, sem qualquer opção de acesso. Ao menos, a Google ainda tem a decência de indicar claramente qual o modelo que é utilizado no Gemini, ao contrário da OpenAI, que deixa os utilizadores do ChatGPT sem qualquer indicação do modelo usado, podendo sujeitar os utilizadores a grandes alterações nas respostas quando experimentam um novo modelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)