A OpenAI está a testar novo método que permite aos utilizadores criarem contas no ChatGPT usando apenas o número de telefone, dispensando o habitualmente necessário endereço de email. A funcionalidade está ainda a ser testada, em fase beta, nos EUA e na Índia.
No entanto, há algumas restrições: quem quiser fazer o upgrade para um plano pago, como o ChatGPT Plus ou Pro, terá que verificar a conta com um email. A activação da autenticação multifactor também fica dependente de se associar a conta a um email. E, não se podem reutilizar números de telefone já associados a contas - o que pode resultar nalguns problemas a nível de números de telefone reciclados, algo que a própria OpenAI reconhece, confessando não ter ainda uma solução para isso.
Recorde-se que, em Dezembro de 2023, a OpenAI lançou uma curiosa modalidade de acesso ao ChatGPT via telefonema, com direito a 15 minutos gratuitos por mês.OpenAI is rolling out phone-only signups in the US and India, with no plans for other regions, limiting phone numbers to a single account creation even if the account is deleted, and requiring an email for upgrades to paid plans or enabling multi-factor authentication pic.twitter.com/Ou0jg2WWbj
— Tibor Blaho (@btibor91) January 15, 2025
Embora o registo e acesso via conta de email não seja complicado, este novo acesso via número de telefone demonstra que a empresa está a tentar cativar um público diferente do habitual, chegando às "pessoas comuns" para quem os processos de registo ou contas de email sejam coisas "complicadas". E bem se sabe o impacto que tem o primeiro contacto com uma nova tecnologia, ficando-se mais predisposto para se continuar a utilizar o que já se conhece, em vez de mudar para outra coisa diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)