2025/02/04

Audi regressa às designações tradicionais

A Audi vai abandonar a numeração de modelos que tinha lançado para diferenciar os veículos eléctricos, regressando às designações tradicionais que usava.

A Audi decidiu reverter a estratégia de nomenclatura anunciada em 2023, que diferenciava modelos a combustão e eléctricos com números ímpares e pares. A marca alemã abandonou este conceito e regressou ao sistema tradicional, onde os números indicam o tamanho do veículo, independentemente da motorização. Para distinguir os tipos de motorização utilizada serão agora usados sufixos, como o: TFSI para gasolina, TFSIe para híbridos plug-in, TDI para diesel e e-tron para os eléctricos. O tipo de carroçaria continuará a ser identificada como Sedan, Avant ou Sportback.
O sistema anterior gerou confusão entre os consumidores, especialmente com a tentativa de usar números duplos baseados na potência do motor. Memorizar a diferença entre um "55 TFSI" ou um "40 TDI" não deu bons resultados entre os clientes da marca. O primeiro modelo a adoptar a nomenclatura restaurada será o novo Audi A6, com estreia marcada para 4 de Março. Inicialmente, a Audi planeava renomear as versões a combustão como A7, mas agora os A6 ICE e A6 e-tron irão coexistir com designação unificada.

Além disso, a Audi vai descontinuar os seus modelos mais pequenos, o A1 e o Q2, assim que as suas gerações actuais saírem de produção. A nova estratégia de nomenclatura será aplicada apenas a futuros modelos, não afectando os modelos já no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)