2025/02/03

Microsoft melhora contraste do texto nos browsers Chromium

A Microsoft melhorou o rendering de texto nos browsers Chromium no Windows, afectando o Chrome, Edge, e outros browsers.

A Microsoft melhorou o contraste do texto em todos os browsers baseados em Chromium no Windows, tornando a leitura mais nítida e confortável. A actualização foi integrada no projecto open-source Chromium e já está disponível em browsers como o Google Chrome (a partir da versão 132, lançada a 14 de Janeiro) e o Microsoft Edge. Além disso, os utilizadores podem ajustar manualmente o contraste do texto através do ClearType Text Tuner, acessível ao pesquisar "Ajustar texto ClearType" no menu Iniciar.

A melhoria resolve um problema antigo causado pelo motor de renderização Skia do Chromium, que produzia texto mais claro e desfocado, afectando especialmente caracteres CJK (chinês, japonês e coreano). O antigo Microsoft Edge não tinha esse problema, pois utilizava a API DirectWrite para garantir uma renderização uniforme em todas as aplicações Windows. No entanto, ao mudar para o Chromium, o novo Edge herdou as limitações do Skia.
Com esta actualização, a Microsoft garante que o contraste do texto nos browsers Chromium corresponde ao das aplicações nativas do Windows.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft melhora a renderização de fontes no browser. Em 2021, a equipa do Edge lançou ajustes para assegurar que as definições do ClearType fossem correctamente aplicadas, refinando a correcção de gama e o contraste do texto. Com esta nova melhoria, os utilizadores poderão desfrutar de uma uma experiência mais consistente na forma como vêm os tipos de letra dentro e fora do browser.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)