2025/02/10

Notícias do dia

Os problemas da DIGI em Portugal; FSD destrói Cybertruck contra um poste; Google Messages vai suportar videochamadas do WhatsApp; mapa não oficial da cobertura da DIGI em Portugal; novo Tesla Model Y vem com radar 4D interior; Pika Labs "additions" adiciona elementos virtuais a vídeos comuns; Reino Unido exige backdoor nos backups iCloud; Microsoft Edge recebe Scareware blocker AI; e localização da porta de carregamento dos Tesla ditada pela garagem da mansão de Musk.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini-leitor MP3 BT.

França promete €109B para AI

França parece querer posicionar-se como o líder da tecnologia AI na UE. Com o Artificial Intelligence Action Summit a realizar-se em Paris, o governo francês anunciou que irá disponibilizar €109 mil milhões de euros para investir nas tecnologias AI desenvolvidas no país - onde a Mistral e o seu assistente Le Chat se têm destacado.

Um valor que contrasta com os valores "irrisórios" anteriormente anunciados pela UE, de poucas dezenas de milhões, e que se tornam ridículos num sector onde as empreas na linha da frente só falam em "biliões". Veremos se o resto da UE se alinha pela França - que também pede a simplificação da legislação respectiva, para que as empresas europeias possam competir em patamar de igualdade com as empresas AI no resto do mundo.


Discord lança "ignore"

O Discord lançou uma nova funcionalidade para quem quer bloquear pessoas chatas sem passar pelo potencial drama de as bloquear.

A nova funcionalidade "Ignore" esconde todas as interacções e notificações dessa pessoa, mas sem ferir susceptibilidades. A pessoa "ignorada" continuará a ter acesso ao perfil de utilizador e suas mensagens públicas, sem ter qualquer indicação de que está "ignorado" - a não ser que chegue a essa conclusão pela total indiferença com que é tratado.


OpenAI prepara chip AI próprio

A OpenAI está a preparar a criação do seu próprio chip para processamento AI, que lhe permitirá reduzir a dependência nos chips da Nvidia. O chip estará a ser desenvolvido em parceria com a Broadcom, sendo que do lado da OpenAI a equipa é liderada por Richard Ho, que trabalhou no desenvolvimento dos TPU da Google.

Além da redução da dependência na Nvidia, um chip feito de raiz para as suas necessidades poderá permitir à OpenAI aproximar-se do nível de velocidade de outros modelos, como o europeu Le Chat da Mistral, que usa os megachips da Cerebras para proporcionar uma velocidade de resposta super-rápida. No entanto, este chip da OpenAI, se não sofrer atrasos, só deverá começar a ser produzidoi e utilizado no próximo ano.


Honor já usa DeepSeek no seu assistente AI

O furor dos modelos AI da DeepSeek não têm deixado ninguém indiferente, e os fabricantes chineses não tem perdido tempo a integrá-lo nos seus assistentes e smartphones.

A Honor já está a disponibilizar a integração com o DeepSeek no seu assistente YOYO na China (com sistema MagicOS 8.0 ou mais recente), e o Find N5 da Oppo, que será apresentado oficialmente nos próximos dias, também irá contar com integração com o DeepSeek-R1, dando acesso a um modelo AI com capacidade de raciocínio de forma eficiente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro serviço de streaming de jogos foi o OnLive, criado em 2009. No entanto, acabou por ser um serviço que surgiu antes do tempo ideal, acabando por encerrar poucos anos mais tarde, e com a Sony a ficar com as suas patentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)