A Prosegur fechou as portas ao acesso via Home Assistant, impedindo a integração dos seus alarmes com os demais sistemas em casa dos clientes.
Ao estilo de muitos outros equipamentos e serviços, também os alarmes Prosegur contavam com integração com o Home Assistant, abrindo um infindável mundo de opções e automações. Esta integração com os alarmes da Prosegur não era oficial, tendo sido feita pela comunidade usando a API que a Prosegur usa nas suas apps. Mas, recentemente, a Prosegur bloqueou o acesso do Home Assistant à API, tendo como efeito imediato o corte da integração dos alarmes nos sistemas dos clientes.
Por agora os utilizadores já encontraram formas de contornar este bloqueio, mas a grande questão é que se corre o risco de entrar no infindável ciclo de "gato e do rato", em que a Prosegur aplicará novas formas de bloquear o acesso, e algumas pessoas da comunidade continuarão a procurar novas formas de as contornar; um ciclo que em raramente há "vencedores".
É certo que a Prosegur estará no seu direito de ditar as regras de acesso à sua API. Por outro lado, é difícil imaginar que tivessem algo a perder em permitir a integração com o Home Assistant - que até poderiam usar como ponto positivo de promoção dos seus alarmes. No mínimo, poderiam ter lidado com a situação de forma bem diferente, dizendo que iriam bloquear o acesso mas dando um período de algumas semanas para que os clientes pudessem fazer os seus planos em conformidade.
Desta forma, o resultado mais natural é que os actuais clientes Prosegur que dessem uso à integração com Home Assistant simplesmente procurem um sistema de alarmes que os trate com mais respeito e seja mais receptivo à abertura e integração com sistemas externos, como parece ser o caso dos sistemas da AJAX. Como se costuma dizer, a perda de uma empresa é o ganho de outra.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Também tive problemas a integrar o Home Assistant com a Securitas.
ResponderEliminarIntegrei a API não oficial e passados uns dias todos os utilizadores foram bloqueados e o meu IP também. Ou seja, deixei de conseguir usar a aplicação móvel para ativar ou desativar o alarme.
Inúmeras chamadas depois sem o problema resolvido e mudei para Ring. Não é perfeito, mas é consideravelmente mais barato e funciona melhor.