2025/02/18

Windows 11 ainda suporta CPUs Intel 8th, 9th, e 10th gen

Apesar de notícias que indicavam que o Windows 11 iria abandonar os CPUs Intel 10th gen e mais antigos, tudo não passou de um mal-entendido.

Nos últimos dias, surgiram rumores de que a Microsoft iria deixar de suportar os processadores Intel 8ª, 9ª e 10ª geração no Windows 11 24H2, mas isso não é verdade. A Microsoft já confirmou que os requisitos de hardware do Windows 11 não mudaram desde 2021. A única nova exigência está relacionada com funcionalidades de AI, que requerem um NPU, e que não têm relação directa com os CPUs mais antigos.

Na origem da está uma actualização aos documentos para OEMs da Microsoft. O documento actualizado refere que os fabricantes parceiros da Microsoft devem usar processadores Intel das gerações mais recentes, deixando de referir os CPUs mais antigos, fazendo com que alguns sites interpretassem isso como o fim do suporte para os chips referidos.

Os processadores mais antigos continuam a ser suportados para utilizadores que já possuem PCs compatíveis. Na verdade, as páginas de suporte do Windows 11 22H2 e 23H2 ainda incluem os Intel 8ª, 9ª e 10ª geração. A razão para a sua ausência no documento do Windows 11 24H2 é simples: a Microsoft e Intel não querem que os fabricantes lancem novos PCs com chips antigos em 2025.

2 comentários:

  1. Mas isto inclui as CPU AMD, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer sistema com TPM 2.0 e 64 bit funciona. O que não querem é que sistemas anteriores a 2021 sejam vendidos como novos porque significa que a MS teria que suportar hardware antigo por ainda mais tempo. De forma faseada querem ir eliminando código e suporte legacy

      Eliminar