2025/11/06

Gemini chega ao Google Maps

A Google continua a integrar o Gemini nos seus serviços, desta vez expandindo as capacidades do Google Maps.

A Google está a acrescentar o Gemini no Google Maps, transformando-o naquilo que descreve como a primeira experiência de condução conversacional sem mãos. A ideia é que o Gemini funcione como um copiloto amigável, capaz de ajudar com direcções, responder a perguntas, e tratar de pequenas tarefas - tudo sem que seja preciso tirar as mãos do volante ou a atenção da estrada.

Durante a navegação, será possível pedir praticamente qualquer coisa ao Gemini, desde verificar o calendário até reportar engarrafamentos e acidentes por voz. As perguntas mais complexas também devem funcionar sem problemas. A funcionalidade vai chegar gradualmente ao Android e iOS nas próximas semanas.




O Google Maps também vai receber direcções baseadas em pontos de referência. Em vez de "vire à direita a 200 metros", poderá ouvir algo como "vire à direita depois do restaurante Thai Siam". Esses locais serão destacados no mapa à medida que se aproximam.



Outra novidade são os alertas de trânsito proactivos, que aparecem mesmo quando não se está em navegação, e uma nova ferramenta com o Lens que identifica restaurantes, lojas ou pontos turísticos ao apontar a câmara do telemóvel. Depois, podemos fazer perguntas sobre esses locais directamente, com respostas proporcionadas pelo Gemini AI e informações existentes no Google Maps.

Por agora estas novas capacidades estão a ser lançadas nos EUA, devendo expandir-se a outros países nos próximos meses.

1 comentário:

  1. Integrar o Gemini no Android Auto também seria interessante!

    ResponderEliminar