A Microsoft está a testar um sistema de recuperação mais rápida do sistema e melhorias no Smart App Control no Windows 11.
A Microsoft está a testar uma versão mais rápida do Quick Machine Recovery (QMR) no Windows 11, juntamente com uma actualização do Smart App Control (SAC) que permite activar ou desactivar a função sem necessidade de reinstalar o sistema operativo. As novidades estão disponíveis para os Windows Insiders nos canais Dev e Beta, através da build 26220.7070 (KB5070300).
O QMR foi apresentado no final de 2024 como parte da Windows Resiliency Initiative, após a falha global provocada por uma actualização defeituosa do CrowdStrike Falcon, que deixou centenas de milhares de computadores inoperacionais. A ferramenta permite aos administradores de TI resolver falhas de arranque do Windows remotamente, sem acesso físico ao computador. Quando o sistema não arranca devido a um driver ou configuração problemática, entra automaticamente no Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE), inicia o QMR e liga-se à Microsoft para identificar e corrigir o erro.
A nova versão melhora o desempenho ao realizar apenas uma análise única e mais rápida, em vez de procurar soluções repetidamente em ciclo. Caso não haja uma correcção imediata, o QMR apresenta rapidamente as opções de recuperação mais adequadas para restaurar o sistema, reduzindo o tempo de inactividade e a frustração dos utilizadores.
Por outro lado, o Smart App Control recebeu uma actualização que permite activar ou desactivar a protecção directamente em Segurança do Windows > Controlo de Aplicações e Navegação, sem precisar de reinstalar o Windows. Esta ferramenta bloqueia aplicações não confiáveis ou potencialmente maliciosas antes de serem executadas, e com esta mudança passa a ser muito mais simples de gerir.
Recentemente a MS também implementou melhorias a nível da Microsoft Store de modo a permitir pacotes com múltiplas apps, e corrigiu um bug de longa data que fazia o computador reiniciar quando se escolhia "actualizar e desligar".
2025/11/09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)