Um developer e utilizador Apple de longa data viu a sua conta Apple ser cancelada sem explicação depois de ter tentado usar um gift card para renovar o seu plano iCloud.
Paris Buttfield-Addison é um fã da Apple de longa data e developer bastante activo na comunidade. Mas, apesar de ter a sua conta Apple há mais de 20 anos, relata o cenário de pesadelo que está a viver, tendo ficado efectivamente sem toda a sua vida digital: apps, fotos, documentos, e nem sequer podendo usar os seus dispositivos (Macs, iPhones, iPads).
O problema terá começado com a tentativa de usar um cartão de oferta de 500 dólares para pagar o seu plano iCloud+ de 6TB. O código foi inicialmente rejeitado por potencial suspeita de fraude, mas a loja física onde o comprou deu-lhe um novo código que funcionou (apesar de não referir o nome, diz que se tratava de uma cadeia de lojas bem conhecida). Apesar disso, a sua conta acabou por ser bloqueada pouco tempo depois.
A Apple marcou a conta como encerrada, cortando o acesso a décadas de dados digitais. O utilizador perdeu acesso a fotografias no iCloud, mensagens, apps compradas e sincronização entre Macs, iPhone, iPad e Apple Watch. Pior ainda, a conta iCloud bloqueada deixou os dispositivos num estado praticamente inutilizável.
As tentativas de resolver a situação através do suporte da Apple não tiveram sucesso, não foi dada qualquer explicação concreta. Os pedidos de escalonamento foram recusados e chegou a ser sugerida a criação de uma nova Apple Account - algo que pode violar os próprios termos da Apple e causar ainda mais problemas, sobretudo para quem tem uma conta de Apple Developer associada, por constituir "tentativa de contornar uma conta bloqueada".
Apesar de a Apple não ter comentado oficialmente, a suspeita é de que isto seja resultante da intervenção de sistemas automáticos de detecção de fraude. Sistemas que têm o frustrante detalhe de serem mantidos totalmente em segredo, fazendo com que não seja dada qualquer explicação às pessoas apanhadas injustamente nessa situação.
Ainda assim, serve o presente caso para demonstrar como qualquer dependência num serviço digital, por muito grande ou reputável que seja, não oferece qualquer garantia de que as coisas não possam desaparecer - literalmente - de um instante para o outro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)