Tirando partido da parceria com a OpenAI, também o Copilot ganha acesso ao mais recente modelo GPT-5.2.
A Microsoft começou a disponibilizar o GPT-5.2 no Copilot, sob um novo modo chamado Smart Plus. A actualização chega ao Copilot na web, Windows, e dispositivos móveis, de forma gratuita, coexistindo com o modelo GPT-5.1 que tinha sido lançado para o modo Smart.
Segundo a Microsoft, o GPT-5.2 é o modelo mais poderoso da OpenAI até agora e foi pensado para acelerar tarefas reais de produtividade. Isto inclui criar folhas de cálculo e apresentações, escrever e rever código, analisar documentos longos, trabalhar com imagens e usar ferramentas de forma mais eficiente. O novo Smart Plus surge precisamente para lidar melhor com tarefas mais complexas e exigentes.
Nos testes de "trabalho de conhecimento", o GPT-5.2 na variante Thinking superou ou igualou profissionais humanos em mais de 70% dos casos, um salto enorme face aos 38.8% do GPT-5. Em programação, os resultados também melhoram de forma clara, com pontuações mais altas em benchmarks como SWE-Bench Pro e SWE-Bench Verified, superando o GPT-5.1 Thinking.
Os restantes números ajudam a explicar a aposta da Microsoft: resultados muito elevados em testes académicos e de raciocínio, incluindo 100% no AIME 2025 e ganhos significativos no ARC-AGI. A principal crítica apontada ao GPT-5.2 (nos modos de raciocínio mais avançados) é a de que pode demorar muito tempo a dar respostas, motivo que pode ajudar a explicar porque motivo a MS opta por manter o acesso ao anterior 5.1 - que poderá ser suficiente para muitas das coisas que se deseja fazer, valorizando a rapidez das respostas.
2025/12/30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)