2025/12/30

Investigadores criam lente capaz de focar tudo ao mesmo tempo

Investigadores criaram uma "lente computacional" capaz de manter todos os elementos focados independentemente da sua distância à câmara.

Investigadores da Carnegie Mellon University desenvolveram uma lente experimental capaz de focar toda uma cena em simultâneo, algo que vai contra um dos pressupostos da fotografia tradicional. Ao contrário das câmaras actuais, que só conseguem manter um plano de foco nítido de cada vez, esta nova abordagem permite captar objetos próximos e distantes com o mesmo nível de detalhe numa única imagem.

As lentes convencionais funcionam focando uma distância específica, deixando tudo o resto desfocado à frente ou atrás desse plano. Para obter uma imagem totalmente nítida, normalmente é preciso combinar várias fotografias tiradas com focos diferentes. A nova tecnologia, descrita como spatially-varying autofocus, elimina esse processo ao permitir que diferentes partes da imagem sejam focadas simultaneamente.
O sistema recorre a uma chamada "lente computacional", que combina uma lente de Lohmann - composta por dois elementos cúbicos móveis - com um modulador espacial de luz que controla a forma como a luz é desviada em cada píxel. A isto juntam-se dois métodos de autofocus já conhecidos, CDAF e PDAF, aplicados de forma independente em diferentes regiões da imagem, dando na prática a cada píxel o seu próprio controlo de foco.

Para já, esta tecnologia está longe de chegar a produtos comerciais, mas o potencial vai muito além da fotografia tradicional. Os investigadores acreditam que pode melhorar microscópios, criar perceção de profundidade mais realista em sistemas de realidade virtual, e ajudar veículos autónomos a ver o mundo com maior nitidez. Se algum dia chegar ao mercado de consumo, poderá mudar radicalmente a forma como as câmaras captam imagens - embora o factor custo deva ser o maior entrave, face aquilo que já temos actualmente, com os efeitos de focagem/desfocagem digitais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)