2025/12/03

OpenAI entra em "modo de emergência" para combater a Google

Sam Altman terá declarado um "Code Red" na OpenAI, para fazer frente à ameaça crescente do Gemini da Google.

A OpenAI parece ter escolhido a pior altura para começar a apresentar publicidade no ChatGPT - algo que já terá sido adiado - depois de o CEO Sam Altman ter declarado um "código vermelho" por receio que o ChatGPT esteja a ficar atrás de rivais como a Google e a Anthropic. Altman terá dito aos funcionários que a empresa precisa de melhorar urgentemente a personalização, a geração de imagens, a velocidade, e a fiabilidade do ChatGPT para se manter competitiva. O lançamento do Gemini 3 Pro, que supera o ChatGPT em vários benchmarks, aumentou a pressão, juntamente com a crescente adopção do Claude entre clientes empresariais.

A empresa estava a preparar a introdução de anúncios no ChatGPT, incluindo formatos ligados a pedidos de compras, mas esses planos foram agora adiados. O trabalho em publicidade, agentes de compras com AI, e o assistente proactivo chamado Pulse passaram para segundo plano, com a missão principal a ser fazer tudo por tudo para manter os actuais utilizadores e subscritores.
Isto porque, em apenas duas semanas, o Gemini conseguiu roubar uma quantidade apreciável de utilizadores do ChatGPT, e com a vantagem acrescida de que os utilizadores têm passado mais tempo a utilizar o Gemini do que os que utilizam o ChatGPT.

Curiosamente, há alguns anos foi a Google a entrar em "modo de emergência" para fazer face ao ChatGPT e OpenAI, tendo demorado o seu tempo até encontrarem o rumo certo com o Gemini. E, não deixará de ser caricato que, depois da OpenAI ter usado o trunfo da geração de imagens para atrair utilizadores (com sucesso), foi precisamente isso que a Google também fez com o Nano Banana.

O que é certo é que a OpenAI começa a perder a sua aura de empresa que liderava no sector AI com avanço confortável, e agora começa a ter que mostrar serviço para não se arriscar a ficar para trás.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)