Poucos dias depois da Tesla ter demonstrado o Optimus a correr com movimentos bastante naturais, o robot torna-se no tópico das notícias por motivos menos positivos.
Num evento numa das suas lojas, destinado a promover a "autonomia" dos seus produtos, o Optimus estava a fazer a tarefa de entregar garrafas de água aos visitantes - ao estilo do que tem feito noutros eventos, como encher pacotes de pipocas. No entanto, o que depressa se tornou viral foi um momento inesperado em que o robot pára a actividade, destrói uma garrafa com um movimento súbito, e cai para trás. No meio de tudo isto, temos o pormenor do robot replicar os gestos de alguém a retirar uns óculos VR do rosto, antes de cair - o que tem lançado a forte suspeita de que o robot estaria a ser controlado remotamente por um humano.
Ora, o principal motivo disto se ter tornado notícia é o simples facto de ser o robot da Tesla. Não é segredo que a Tesla já recorreu a acções em que o Optimus era controlado remotamente por humanos. No entanto, os críticos da marca não perderam a oportunidade para relembrar que Elon Musk tem reiterado que o Optimus tem feito eventos em modo completamente autónomo (não se referindo concretamente a este caso). Como tal, e tendo em conta as longas promessas - por concretizar - do modo FSD nos automóveis, replicam as frustrações e dúvidas para o funcionamento do robot.If there was any question that Optimus uses teleop for their robots. Here one clearly has a guy take the headset off and it falls over.
— CIX 🦾 (@cixliv) December 8, 2025
Absolutely hilarious though. pic.twitter.com/4gYVohjY00
Se seria mais simples e menos enganador se a Tesla claramente indicasse quando o robot está a ser tele-comandado e quando está a operar em modo autónomo? Claro que sim. E pode ser que tal até venha a acontecer no futuro, já que até começou a mostrar que pedais estão a ser carregados nas gravações nos Tesla.
Até lá, haverá outros pontos que será conveniente a Tesla resolver, como evitar os movimentos bruscos violentos, e a queda - que facilmente poderiam ter magoado pessoas em redor - quando o operador sai do turno.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)