2025/12/17

Samsung lança TV Micro RGB mais compactas

Parece que 2026 vai ser o ano das TVs Micro RGB, e não vai ser preciso reservar uma parede inteira para isso.

A Samsung está a tornar a tecnologia Micro RGB LED mais compatível com o uso doméstico. Depois de lançar um imponente modelo de 115", pouco compatível com a maioria das casas (e carteiras) comuns, a marca confirmou que irá lançar esta tecnologia em modelos com tamanhos mais convencionais, até mesmo em modelos de 55".

Os novos modelos Samsung Micro RGB estarão disponíveis em 55, 65, 75, 85, 98 e 100", juntando-se ao gigantesco modelo MR95F de 115". Isto coloca a Samsung à frente da concorrência ao trazer TVs Micro RGB para dimensões mais populares (há também quem esteja a fazer o mesmo nos monitores). Em contraste, a maioria das outras marcas apenas oferecer TVs Micro RGB em tamanhos superiores a 65", ou até mesmo 100", o que desde logo limita o número de interessados.

A diferença na tecnologia Micro RGB está na utilização de LEDs vermelhos, verdes e azuis na retroiluminação por zonas, permitindo ajustar a cor de cada zona individualmente em função da imagem, em vez de apenas ajustarem a intensidade, resultando em cores mais puras, maior brilho e melhor precisão de imagem.

A grande questão será saber a que preços chegarão estes modelos ao mercado e se serão competitivos face aos ecrãs OLED, que têm estado acessíveis a preços bastante tentadores e ainda oferecem a vantagem de terem todos os pixels controlados individualmente em vez de dependerem de "zonas" de iluminação.

1 comentário:

  1. Segundo a Hisense, pioneiros na comercialização efetiva da tecnologia Mini RGB (na prática, igual ao Micro RGB da Samsung), disponível através de um modelo igualmente gigante, também eles prometeram à data a chegada da tecnologia aos mais variados tamanhos de tela já em 2026.

    Confio que marcas como a Hisense ou TCL nos farão chegar a tecnologia RGB em substituição direta e progressiva de gamas anteriores que usam LED de cor única (branco/azul), isto é, sem a criação de um novo divisor de tecnologias/preço.

    Como indicador, constata-se o posicionamento da TCL que, através da sua gama 2025, passou a abarcar toda uma nova série de tecnologias/avanços outrora mais dispersos por séries específicas/modelos mais avançados.

    ResponderEliminar