2025/12/04

Sony apresenta a7 V com sensor mais rápido

A Sony apresentou a mais recente geração das suas câmaras mirrorless full-frame, a a7 V.

A Sony apresentou oficialmente a a7 V, a nova geração da sua popular câmara mirrorless full-frame, após mais de um ano de rumores e expectativa. A grande novidade é o novo sensor partially-stacked CMOS de 33MP, que duplica a velocidade de leitura da a7 IV mantendo a mesma resolução. Segundo a Sony, o sensor mais rápido oferece melhor detalhe e maior rapidez face a modelos concorrentes.

A a7 V combina o sensor com o novo processador BIONZ XR2. Isto permite disparos a 30fps sem blackout - três vezes mais do que a a7 IV - embora o uso do obturador mecânico limite a velocidade aos mesmos 10fps da geração anterior. O autofocus recebe uma actualização, passando a detectar carros, comboios, aviões, insectos e poses humanas, além dos elementos habituais: olhos, cabeça, corpo, e animais; graças às novas capacidades AI do chip XR2. A câmara também faz a pré-captura a 30 fps até um segundo antes de o botão ser pressionado, para garantir que nenhum momento passará "por apanhar".



A Sony também actualizou o corpo da câmara, que agora inclui um ecrã LCD de 3.2" com 2.1M de pixels e articulação em 4 eixos, e uma segunda porta USB-C 3.2 Gen2 para transferências mais rápidas e dando mais opções de trabalho. Também há melhorias a nível do vídeo, possibilitando a captação de vídeo 4K a 60fps com oversampling de 7K (sem binning) e 4K a 120fps com crop APS-C de 1.5x. A gestão térmica também foi melhorada, permitindo até 90 minutos de gravação 4K60 a 25°C e cerca de 60 minutos a 40°C, muito acima do que a a7 IV conseguia. Apesar de usar a mesma bateria NP-FZ100, a a7 V oferece mais 20–30% de autonomia graças ao processador mais eficiente.

A câmara fica disponível ainda este mês, com preço recomendado a começar nos 2.999 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)