As mais avançadas máquinas de fazer chips da ASML são tão complexas que desafiam a imaginação.
Hoje em dia não estranhamos ter no bolso um smartphone com potência e memória em muito superiores aos PC mais poderosos de há algumas décadas atrás. E no centro de tudo isso está algo que a maioria das pessoas nem sequer pensará: os incríveis chips que não têm parado de evoluir, e que agora são produzidos com uma máquina tão complexa que, durante décadas, se pensava ser impossível de fazer.
A ASML tem ganho visibilidade acrescida nos últimos anos devido à procura insistente por chips cada vez mais avançados e feitos com dimensões cada vez mais diminutas, mas ainda assim poderá não se dar o devido valor ao que conseguiram fazer: máquinas capazes de criar chips com uma precisão de poucos átomos, e que precisam fazê-lo em quantidades industriais, sem parar. Praticamente todo e cada componente destas máquinas representa um incrível feito de engenharia, indo da própria fonte de luz, aos espelhos mais perfeitos do mundo, e os sistemas de posicionamento com precisão "atómica".
Depois de se espreitar estas máquinas por dentro, e de como tornaram o "impossível" real, até se fica com a ideia de que o seu preço de 350 milhões de euros acaba por ser uma pechincha!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)