2026/01/26

ChatGPT prepara conversas temporárias personalizadas

A OpenAI está a tornar as conversas temporárias do ChatGPT mais úteis, podendo manter a personalização escolhida pelos utilizadores.

A OpenAI está a testar uma actualização para o modo Temporary Chat do ChatGPT. A novidade resolve uma das maiores limitações da funcionalidade, passando a permitir a personalização, sem que a conversa temporária influencie a conta do utilizador.

Até agora, o Temporary Chat funcionava como uma folha em branco total. O ChatGPT não usava histórico, memórias guardadas nem contexto anterior, e a conversa não aparecia no histórico nem era usada para treinar modelos. Limitações úteis para efeitos de privacidade, mas pouco práticas para quem queria manter respostas alinhadas com o seu estilo habitual.
Com a actualização em testes, o Temporary Chat passa a respeitar as preferências pessoais, como tom, estilo, memória e contexto geral do utilizador. A conversa continua a ser temporária - não fica guardada no histórico nem vai afectar o perfil do utilizador - mas permite que a interacção com o agente AI seja mais próximo daquilo que se tem no modo normal. Ainda assim, esta personalização pode ser desactivada manualmente, para quem preferir o comportamento antigo de um assistente completamente "em branco".

Por motivos de segurança, a OpenAI relembra que uma cópia da conversa pode ser retida até 30 dias, algo que já acontecia antes. Para iniciar uma conversa temporária no ChatGPT basta abrir uma nova conversa e clicar no botão "Temporary" (um balão de conversa tracejado) no canto superior direito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)