Usando um ESP32-CAM podemos fazer uma câmara de video-vigilância por medida, por um custo ridiculamente baixo.
Se noutros tempos seria praticamente impensável criar uma câmara de vídeo de raiz (quanto mais pô-la a fazer streaming directamente para um browser), hoje em dia isso é algo que está ao alcance de qualquer pessoa - e nem é necessário ter um ferro de soldar.
O ESP32-CAM é um módulo que, como o nome indica, combina um ESP32 e uma câmara, fazendo com que 99% do trabalho esteja feito. E é igualmente relevante que tenha um preço surpreendentemente acessível, podendo ser encontrado por cerca de 14 euros, ou até menos. Depois disso, a única coisa que falta é colocá-lo num invólucro adequado, quer seja uma caixa impressa em 3D ou reciclando uma qualquer embalagem, ou aproveitando formas criativas - se o objectivo for transformá-lo numa câmara dissimulada que não atraia as atenções, algo que seu volume compacto também facilitará.
Do lado do software também não é preciso ter dotes especiais, pois o projecto "CameraWebServer" é precisamente um dos que é disponibilizado como exemplo ao se instalar o add-on "esp32 by Espressif" no Arduino IDE.
Com isto eliminam-se todas as potenciais dúvidas e incertezas relativas à compra de uma câmara de vigilância low-cost, que não se sabe para onde poderá estar a enviar imagens na cloud. Aqui ficamos com uma câmara que podemos controlar totalmente e saber exactamente tudo o que faz, e com potencialidades de expansão futura.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)




















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)