2026/01/10

X limita edição de imagens a utilizadores pagos

Elon Musk tenta escapar à polémica de facilitar despir mulheres e menores, limitando o acesso aos utilizadores pagos no X.

O X e o Grok têm estado na mira das autoridades e entidades de defesa de vítimas, por as capacidades de edição de imagem do Grok permitirem despir mulheres e crianças com um simples pedido. Mas a "solução" aplicada por Musk não está a convencer, gerando apenas ainda mais críticas.

A resposta do X foi limitar a edição de imagens apenas a utilizadores pagos, mas a medida está longe de resolver o problema dos chamados pedidos de "undressing". A alteração surgiu sem grande anúncio, com o Grok a responder que a geração de imagens está agora limitada a subscritores pagos, promovendo o plano anual mais caro da plataforma.
Mas, isto não resolve o problema de base, sendo que a mesma ferramenta continua acessível gratuitamente, bastando ir directamente ao Grok em vez de fazer a edição de fotos através do X. Por outro lado, Musk é também acusado de querer lucrar à custa disto, incentivando que as imagens abusivas continuem a poder ser geradas - para quem paga.

A única certeza é que a polémica irá continuar, com vários países a ameaçarem com a proibição do X e do Grok caso Elon Musk não faça alterações; e com este a responder que estas medidas são um ataque à liberdade de expressão e uma tentativa de censura. Pelo meio de tudo isto, este caso vai certamente servir de munição para todos os que têm tentado fazer passar medidas de monitorização global, incluindo o fim da privacidade end-to-end, justificando a necessidade de ser necessário controlar todo os conteúdos ilegais e indesejados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)