A Microsoft confirmou que o bug do shutdown que chegou nas actualizações de Janeiro afinal afecta mais PCs do que inicialmente se pensava. O problema, que começou por ser associado ao Windows 11, também afecta sistemas Windows 10 que tenham o Virtual Secure Mode (VSM) activado.
O VSM é uma funcionalidade de segurança que recorre à virtualização por hardware para isolar componentes sensíveis do sistema, protegendo credenciais, chaves de encriptação e tokens de segurança contra malware avançado. Está também na base de tecnologias como o Credential Guard e o Device Guard, sobretudo nas edições Enterprise. O erro foi identificado a 15 de Janeiro e afecta sistemas Windows 11 23H2 com a actualização KB5073455 instalada e o System Guard Secure Launch activo. Nestes casos, o PC não desliga nem entra em hibernação, em vez disso entrando em processo de reboot. A Microsoft lançou actualizações de emergência poucos dias depois e recomendou o encerramento manual através da linha de comandos como solução temporária.
Agora, a empresa confirma que o mesmo problema acontece no Windows 10 22H2, bem como nas versões Enterprise LTSC 2021 e 2019, que tenham o VSM activo, após a instalação das actualizações KB5078131 ou KB5073724. A Microsoft promete uma correção definitiva numa futura atualização mas, até lá, os utilizadores afectados terão que usar o comando manual (
shutdown /s /t 0) para fazerem o shutdown do sistema.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)