2026/02/10

Windows 11 vai ter permissões de acesso como o Android e iOS

O Windows 11 vai copiar algumas das funcionalidades de segurança no acesso aos ficheiros, câmaras e microfones.

A Microsoft anunciou mudanças na segurança do Windows 11, aproximando o sistema do modelo usado nos sistemas operativos móveis como o Android e iOS. As apps passarão a pedir autorização explícita antes de poderem aceder a recursos sensíveis como ficheiros, câmara, ou microfone.

As alterações assentam em dois pilares principais: o Windows Baseline Security Mode e User Transparency and Consent. Segundo a Microsoft, esta mudança surge como resposta a aplicações que alteram definições, instalam software indesejado, ou modificam componentes centrais do sistema sem o consentimento do utilizador. Com o novo modelo, o Windows irá apresentar pedidos de permissão sempre que uma app tentar aceder a dados protegidos, hardware, ou instalar componentes adicionais. Os utilizadores poderão aceitar ou recusar esses pedidos e rever as decisões mais tarde, tendo uma visão mais clara sobre que apps têm acesso a quê. O Baseline Security Mode activa proteções reforçadas de origem, garantindo que apenas aplicações, serviços e drivers devidamente assinados possam ser executados. Ainda assim, será possível criar excepções quando necessário.

Isto é algo que já era esperado há algum tempo e que, na verdade, já deveria ter sido implementado há muito sem que tivesse que aguardar pela popularização dos sistemas mobille. Há muito que se passou de uma era que todos os programas que se instalavam e executavam num PC tinham acesso total a todo o sistema, para uma em que se torna obrigatório ter bastantes suspeitas sobre tudo aquilo que um programa faz: quer seja por ser de uma origem desconhecida ou duvidosa, ou pelo facto de mesmo um programa de confiança poder ser adulterado. Ter este tipo de compartimentalização no sistema acaba por se tornar indispensável, de modo a dar aos utilizadores maior controlo sobre o que se passa nas suas máquinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)