2007/12/02

O Armazenamento Perfeito RAM/Flash Hybrid

Nunca percebi porque demoraram tanto (e continuam a demorar) a lançar os chamados discos híbridos. Estes discos adicionam uma zona com memória flash a um disco rígido comum, com o objectivo de melhorar a performance e poupar energia, ao evitar o "arranca-e-pára" dos discos - especialmente nos dispositivos móveis, como os portáteis.

No entanto, desde que o custo das memórias se tornou "barato", não percebo porque não fizeram discos com caches maiores. Hoje em dia é normal um disco ter 8Mb de cache, com alguns a terem 16Mb. Seria assim tão proibitivo colocar 512Mb ou 1Gb de Ram num disco? Transferir ficheiros com centenas de Megabytes seria quase instantaneo... ficando depois o disco a "mastigar" durante os segundos que fossem necessários...

É certo, o risco de perder dados seria maior - mas isso só é um problema em casos de corte súbito de electricidade. E a maioria já sabe que deve usar uma UPS se não quiser arriscar-se a corromper os seus dados. Além de que se poderia reduzir ainda mais esse risco, usando um filesystem (sistema de ficheiros) adequado a este tipo de "lag".


Mesmo nos discos flash, com as suas limitaçãos de escrita - não percebo porque não usam um método "híbrido" de RAM/Flash. Há muitos anos que são conhecidas memórias não voláteis que basicamente são RAMs comuns, que apenas são gravadas em Flash quando é detectada a falta de electricidade.
Estas RAMs híbridas não têm limite de uso, e apenas fazem ciclos de escrita quando ficam sem alimentação e os dados alterados necessitam ser guardados. Dessa forma o limite dos ciclos de escrita na Flash torna-se irrelevante, não estando ligado ao número de escritas na RAM.

Num cenário ideal, toda a memória num computador seria Ram não volátil. Ou então um conjunto de várias zonas de armazenamento:

  • RAM "pura" (mais barata), para o uso normal e habitual enquanto está ligado.
  • FLASH como zona de armazenamento com baixa frequência de escritas.
  • RAM "não volátil" (mais cara) adequada para ficheiros importantes que sejam alvo de escritas frequentes que rapidamente ultrapassariam o limite do número máximo de ciclos de escrita das Flashs normais.
Com a massificação da produção, se o custo da RAM não volátil se aproximasse do custo da Flash, poderia substitui-la, a longo prazo.

Porque, pense-se por um minuto... Qual é a lógica de ter que esperar 1 minuto ou mais, de todas as vezes que se "re-inicia" um computador? Aliás, qual é a lógica de "reiniciar" um computador?
Imaginem se todas as vezes que quisessem fazer uma chamada de telemóvel tivessem que o ligar e esperar 1 ou 2 minutos até poder fazer a chamada....

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)