2008/09/19

Popcorn Hour Media Player A110

No outro dia falei-vos deste Popcorn Hour A110.

Mas hoje venho dizer-vos que já tive oportunidade de experimentar um ao vivo (embora fosse o modelo anterior, o A100 - mas que cujas características são praticamente idênticas) e o resultado...

APROVA!

Vídeos a 720p... a 1080p... tudo tocou correctamente e sem qualquer problema.
É pena não ter WiFi, mas com a hipótese de se colocar ali dentro um disco de 1TB (ou usar um disco USB externo) também não é isso que atrapalha.

Embora não substitua uma Media Center baseado em PC, é certamente ideal para ver vídeo em alta-definição em locais onde não se tenha um PC por perto.
Um dos "impedimentos" pelo qual tenho adiado a compra de um LCD de Alta-Definição para o quarto era exactamente o facto de não ter forma fácil de levar o conteúdo HD até lá. Com um Popcorn Hour, isso fica resolvido.

E já imaginaram ir a casa de um amigo que comprou um LCD Full HD e que apenas o usa para ver as emissões nacionais em super low-def? É so tirarem este Popcorn Hour do saco e mostrar-lhe o que a sua TV é verdadeiramente capaz de mostrar...

Se estiverem interessados, dêm um salto à PTchip (que pelo que vi até agora, são bastante simpáticos) e reservem já o vosso.

14 comentários:

  1. mesmo com todas as aventuras para o pôr a funcionar como 1º faltar um cabo hdmi e depois ter de voltar para ir buscar também o comando :)

    agora só tens de ver aí os cabos de audio que vão para o amplificador.

    ResponderEliminar
  2. Para mim o fenómeno mais curioso destes media centers de origem é serem fantásticos no papel e uma desilusão quase certa no dia-a-dia.
    O verão português é um verdadeiro matador das maquinas mais potentes que não conseguem encontrar um equilíbrio entre a necessidade de uma boa ventilação com um visual compacto e o baixo nível de ruído que se espera deles. Nas maquinas mais antigas, entre as quais se inclui o meu DP-600, mesmo após o fecho do fabricante original, a compra da marca pela linksys e 2 anos à espera do prometido firmware "maravilha" ainda hoje não consegue entregar tudo o que prometeu à nascença.
    E por tudo isto continuo na minha. O verdadeiro media center, apesar do aspecto mais ou menos "matacão" quando se opta por uma base com coolers de 120mm para minimizar o ruido e assegurar um air-flow semi-decente continua a ser um HTPC montado por medida e mais nada.
    Just my 2 cents. ;)

    ResponderEliminar
  3. São coisas diferentes...

    Este Popcorn Hour cumpre tudo aquilo que promete:

    Silencioso (não tem ventoinhas)
    - O unico ruido será provocado pela disco rígido que optares por colocar lá dentro.

    Gasta meia dúzia de Watts.

    Facilmente transportável de um lado para o outro.


    Como eu próprio disse, não substitui um Media Center "a sério" - Continuo a gostar de ter a possibilidade de fazer browsing na net, jogar alguns jogos, etc.
    Mas para o efeito pretendido - ver HD em qualquer lado sem andar com um PC atrás - não há melhor.

    E ao contrário do DP-600 (que também andei a ver na altura) este não tem qualquer problema com MKVs a demais codecs que costumavam ser uma dor de cabeça neste tipo de equipamentos.

    ResponderEliminar
  4. Voltamos é sempre à questão dos fios (o Popcorn não tem wireless). Não tens o PC atrás, mas tens de ter fios! Então mais vale meter um receptor de IR ou BT e um cabo comprido e ligar o PC directo à TV.

    ResponderEliminar
  5. Aliás nem isso precisas. Há emissores VGA wireless.

    ResponderEliminar
  6. Oh Mário, hás-de-me dizer que filmes Full HD vais tu ver através de um transmissor VGA wireless!!?!?

    Convida-me para eu fazer um test drive... e leva-se um popcorn para se ligar através de HDMI... e compara-se! :P

    ResponderEliminar
  7. VGA wireless como se disse, não há "lossless" e muito menos para 1080p.

    Para ser qualidade equivalente à coisa a "sério", terias que ter um DVI ou HDMI wireless, sem compressão... algo que ainda custa bastante mais que ter 2 ou 3 media centers em condições. :)

    Quanto aos fios, os únicos fios que precisas são o HDMI e o cabo dos 220V. Com um disco de 1TB lá dentro, dá para armazenares muitas centenas de episódios de séries lá dentros, e muitas dúzias de filmes.

    E assim poupas a necessidade de um "media center" em cada TV, já para nao falar na possibilidade da portabilidade e carregar a caixita de um lado para o outro facilmente.

    O Wifi dá jeito sim, mas apenas te poupa o trabalho de ligar a caixa ao PC para descarregar por USB para o disco externo - algo que terás sempre que fazer se quiseres usar o disco interno como "backup" das tuas coisas.
    É que... experimenta transferir 8GB por Wifi. :)

    ResponderEliminar
  8. Continuo a adorar o meu Kiss DP 1500, já com vários anos. Foi uma evloução que fiz tendo colocado na prateleira o meu DP 1100. Como alguém diz por aí mesmo velhotes ainda dão para as curvas. Depois, o melhor a seguir é mesmo um PC: é uma máquina remota, têm storage, dá para por torrents e afins, e até passa filmes. Melhor ? Humm... o PopCorn pode ser interessante mas não se compara a um pc.

    ResponderEliminar
  9. Com estes Popcorn, também tens N opções para o usar para mais que ver filmes: podes sacar torrents, etc, etc, etc.

    Mas o seu objectivo não é substituir um PC, é complementá-lo.
    No meu caso, tenho um PC "media center" na sala para ver filmes.
    No entanto, por vezes gostava de ver um filme na TV da outra sala, ou num dos quartos, etc.
    E para esse fim, ter outro PC "anexado" a cada LCD acaba por ser um exagero - e é aí que este Popcorn entra: sendo capaz de reproduzir 1080p sem qualquer problema.
    Com a vantagem de facilmente se poder levar para casa de um amigo, ou quando se vai para qualquer lado, para lá ver um filme com a qualidade "HD".

    ResponderEliminar
  10. O A110 tem capacidade wireless que pode ser comprado como acessório opcional.

    Modo G ou N.

    ResponderEliminar
  11. estou com ideias de adquirir um popcorn mas não sei se será melhor ir para os tvix da dvico outra opção é sem duvida montar um media center vou ter que ponderar bem a situação... eu na sala tenho um lcd fullhd de 42" acompanhado duma dreambox 800HD por isso tunners já não preciso xD

    sugestões e opinhões aceitam-se :D

    ResponderEliminar
  12. @Claudio

    A minha preferência pelos popcorn (face ao WDTV, egreat, etc.) deve-se ao facto de parecerem ter um melhor suporte, com constantes correções e actualizações (como no caso do DTS downmix, onde foram os primeiros a implementar isso - enquanto noutros equipamentos de outras marcas isso parece ter ficado esquecido.)

    Se o objectivo é apenas ver filmes HD, que venham via rede/disco/USB/etc. então não há dúvida que são uma excelente opção.

    Se o objectivo for um media center "a sério", então começam a surgir agora umas boards pico-ITX que permitem vídeo 1080p... mas os custos serão outros. :)

    ResponderEliminar
  13. tambem falam bem deste http://www.qnap.com/pro_detail_feature.asp?p_id=117 a verdade é que o processador usado nos variados dispositivos são praticamente sempre o mesmo isto é o Sigma Designs SMP8635...

    ResponderEliminar
  14. @Claudio

    Sim, mas o que depois importa é se o software sabe dar uso ou não. E nesse aspecto tenho mais confiança em empresas que lancem updates regulares, do que aquelas que é só "vender" e depois se esquecem do produto.

    ResponderEliminar