2008/09/19

Adeus 3G - Olá LTE

Ainda muitos de nós se estão a habituar às velocidades que o 3G oferece (eu que o diga, que bastante uso tenho dado ao iPhone) e já estamos condenados à obsolescência!

É que o 4G já anda por aí, e a nova palavra de ordem é o LTE.

E se algumas centenas de KB/s eram já suficientes para vos colocar um sorriso no rosto, então fiquem a saber que na Alemanha, em testes de condições reais, foi possível atingir velocidades de 170Mbps em download e de 50Mbps de upload num autmóvel em movimento a 65Km/h.

Falta muito até 2010?

[Reuters]

4 comentários:

  1. http://business.motorola.com/video/Mobile_World_Congress_2008_p06.htm

    Esse vídeo da motorola dá para ter uma ideia bastante boa do potencial! =)

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo Carlos...estou mortinho para ver o que nos espera daqui a 5 ou 10 anos em relação à "conectividade mundial".

    Estou deveras ansioso que chegue o dia onde possamos estar constantemente ligados à net, em qualquer país, sem nos preocuparmos com custos, velocidades de ligação ou problemas de bateria!

    O 3G continua a ser estupidamente caro...

    Quantas pessoas têm um telemóvel com suporte 3G e não utilizam video chamadas ou MMS porque são estupidamente caras?

    Há alguns dias fizeste um post algures sobre as "tecnologias made in Portugal". Houve uma que desconhecia e que muito me chateia..mais precisamente..um modelo de negócio: os cartões de telemóvel pré-pagos.

    Esta merda tem algum assunto? Aqui criou-se um cartão onde o Portuguesito pode falar só quando precisa e vai metendo dinheiro à medida que necessita (com a grande vantagem dos operadores terem o dinheiro do lado deles em avanço)!

    Nos outros países usa-se planos de assinatura e, ao contrário desta merda de país, há planos em condições com valores atractivos!

    Por exemplo, um primo meu vive em Nova York e tem um plano onde paga 70 dollars por mês e tem direito a uma ligação à net 24h/dia sem limites de tráfego (além das chamadas gratuitas [ou quase] para outras pessoas no mesmo plano ou rede..).

    Eu não me importo de pagar 70 euros por mês de comunicações móveis mas quero ter exactamente as mesmas características que ele tem: saber que não vou gastar mais do que esses 70 euros por mês e que posso estar ligado em QUALQUER LADO!

    Ele tem uma sorte do caraças: poder ligar-se em QUALQUER LADO, a QUALQUER HORA sem se preocupar com limites de tráfego ou contas astronómicas!

    Ainda ontem fui à Vodafone ver se havia algum plano melhorzito para me ligar à net sem ter que andar com um cartão de dados à parte [como o que tenho e que pago 21 euros e pico por mês e que quase nunca uso porque dá muito trabalho mudar o cartão e nem sempre tenho a carteira com ele perto de mim] e descobri que estou, neste momento, num tarifário que pago pelo tráfego que consumo.

    Só para dar um exemplo, fiz 3 ligações na loja da Vodafone e fiz umas 5 pesquisas no google (abrindo os sites correspondentes).

    Em 5 minutos gastei 2.x euros...

    Isto admite-se? :o/

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  3. Nos EUA sempre houve mais a tradição das tarifas planas (flatrates) em que se paga uma mensalidade e se usa o que se quiser.

    De qualquer maneira, lá as mensalidades também são caras...
    Por 70 Euros não terás problemas em arranjar um bom plano de voz+dados.

    Eu dou-me por satisfeito com os 15 Euros mensais por 100 minutos + 250 SMS + 250 MB de dados.

    Mesmo que ultrapasse os limites (o que para a minha utilização não é provavel) bem que poderia usar e abusar, consciente de que MUITO dificilmente atingiria valores acima do 50-60 euros.


    Mas sou apologista de que realmente deveria haver essa opção para quem não quisesse chatear-se com limites. Tal como agora existem os planos com facturação "ao segundo" (embora sem interesse para a maior parte dos casos.)
    No entanto, é nessa variedade que não serve a muitos, que outros encontram o melhor plano para si.

    Mas... e pegando no início do teu comentário, daqui a uns anos estaremos todos ligados 24h por dia sem quaisquer limites de qualquer tipo...
    Só estamos à espera que o Google domine o mundo e lance os seus satélites com internet de borla para todos. ;)

    ResponderEliminar
  4. Hmm..não sei! Tenho medo que o google domine o mundo e que sejamos obrigados a usar uma "anal probe" para nos sondarem ;o((
    hhehehe

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar