2008/12/02

Apple Recomenda Antivírus

Não sei se conhecem aquela expressão: "quando o Inferno congelar"... mas o que é certo é que tem estado um frio do caraças.

E isto vem a propósito das recomendações da Apple para os seus computadores, ao dizer que é aconselhável correr - não um, mas vários - antivírus.

Portanto, parece que um dos sempre-presentes e mais publicitados motivos de que o OS X é mais seguro que o Windows e dispensa o uso de antivirus está prestes a cair por terra.

Independentemente de ser mais seguro ou não, o que é certo é que *todos* os sistemas operativos têm falhas de segurança. A única questão é: quanta gente anda a tentar descobri-las, quanta gente anda a tentar explorá-las, e quanta gente anda a tentar corrigi-las?

Os sistemas operativos Windows são um alvo apetecível porque representam uma grande percentagem da população de computadores.

À medida que outros sistemas operativos, como o OS X e Linux'es vão ganhando popularidade, é normal que estes se tornem mais atractivos para quem deseje explorar as suas falhas.

Neste caso, a vantagem de um sistema operativo aberto será a possibilidade de poder ter essas falhas corrigidas mais rapidamente que os restantes... mas uma coisa é certa, um sistema sem as últimas actualizações de segurança estará sempre vulnerável.

Para além disso, por muito seguro que seja um sistema operativo, nada impede que um utilizador menos "sensato" instale de livre vontade um "acelerador de sistema" que promete tornar a sua internet mais rápida - quando na realidade se trata de um vírus ou malware que vai infectar o seu computador.

Nesse aspecto... talvez o uso de anti-vírus veja a tornar-se cada vez mais comum nos sistemas Linux, tal como já o é nos Windows (e agora nos Mac.)

7 comentários:

  1. Já se imaginava isso. Quanto mais atenção tem um sistema mais atrcção gera de todos os lados, incluindo dos virus. No entanto acho que o Mac OS X terá de ter virus muito bem elaborados ou pelo menos mais bem desenvolvidos que a forma simples com que se fazem para Windows.

    Obs: Foi bom teres um iPhone... a quantidade de artigos relacionados com Apple e produtos Apple, têm sido mais abundantes. E isso faz-me apreciar cada vez mais este blogue...

    ResponderEliminar
  2. Tento ser o mais generalista possível - mas, tendo um iPhone dá-me mais oportunidade de experimentar pessoalmente sobre as coisas que escrevo.

    Mas voltando aos virus, a questão é tentar descobrir a melhor forma de os evitar.
    Não me agrada nada ter um processo sempre activo cuja única função é andar a monitorizar tudo o que se lê/escreve no disco.

    Talvez surja algo misto, que apenas faça isso quando se tenta instalar uma aplicação de forma definitiva - que valide a sua autenticidade.
    (Embora já haja coisas do género, com os MD5, etc.)

    De resto, cada vez mais acredito na vitualização e na compartimentalização das tarefas.
    Com as máquinas potentes dos nossos dias, já é perfeitamente possível ter um "PC virtual" para andar a navegar na net, outro para fazer trabalhos sérios, outro para andar a brincar, etc.

    Assim, nas actividades "de risco", podemos ter a garantia de voltar a repor o PC "limpo" sempre que se queira, sem afectar o resto do sistema.

    ResponderEliminar
  3. Pekena correcção:
    "À medida que outros sistemas operativos, como o OS X e Linux'es"

    GNU/Linux é só um. O q ha dps são é distribuições.

    ResponderEliminar
  4. Sim, isso... dá-me desconto. :)

    ResponderEliminar
  5. lol. eu doe, tb me engano.
    mas da prox ja sabes q ta mal.

    por falar em linux, ja estas a migrar os teus pcs todos pra FOSS?

    ResponderEliminar
  6. É engraçado que não lêem tudo.
    Só citam a parte que lhes "convém".
    Está também lá escrito.
    " ...thus making the whole virus writing process more difficult."
    E em lado algum é referido que é para "cuidar" do OSX.

    ResponderEliminar
  7. @Kincas,

    Então explica-me lá: não é para "cuidar" do OSX (se bem que eu nem falei em "cuidar" de ninguém) mas, instalem só para complicar a vida aos vírus?

    Então qual é o objectivo?

    Não estou a atacar nenhum S.O. - o próposito foi mostrar que até a Apple está a ficar "sensibilizada" para o problema dos vírus - vírus esses que, na maior parte dos casos podem ser instalados pelos próprios utilizadores (exceptuando os casos em que tal acontece devido a falhas de segurança.)


    @BUGabundo
    Todos os meus PCs novos têm levado com Ubuntu. Apenas mantenho o meu velhinho XP para continuar a poder jogar alguns jogos e trabalhar no Visual Studio para o work.

    Mas até no trabalho, aos poucos, vou tentar migrar tudo para o Mono (numa primeira fase), e eventualmente depois programar em modo "nativo".

    ResponderEliminar