2009/07/01

Philips 21:9 à venda no Reino Unido

Aquele LCD Philips ultra wide screen 21:9chegou ao Reino Unido.


Este LCD que promete oferecer uma experiência verdadeiramente cinematográfica em vossa casa, reproduzindo os filmes sem as habituais barras negras horizontais que aparecem mesmo nos LCDs panorâmicos 16:9 está à vena pela módica quantia de £4,500 (aproximadamente 5.250 Euros.)


O único senão é o de que não existem conteúdos optimizados para este formato, sendo que um vídeo Full HD 1920x1080p tenha que ser redimensionado para a resolução extra-wide deste ecrã - já para não falar de todos os conteúdos de resolução normal 16:9 ou 4:3.

E para quem é um verdadeiro aficionado do cinema em casa... as 56" de diagonal podem já não ser suficientes para uma verdadeira experiência cinematográfica.

(E não se esqueçam do site cinematográfico da Philips com o excelente clip Carousel em 21:9.)

10 comentários:

  1. Desde que o ecrã seja bem grande, o aspecto do 16/9 seja o correcto ("sem pessoas encolhidas") até NÃO DISPENSO as tais barras pretas....tudo porque fico com a sensação que realmente estou a ver a imagem toda, e também por uma questão de "separação" do filme, LCD, sala.

    Mesmo no cinema, existe a sensação que as barras horinzontais estão lá, e não é por a sala estar ás escuras.

    é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. Ehehe, isso tem muito que se lhe diga. :)

    As barras pretas são "obrigatórias" desde que começamos a ter Televisoes e o formato do filme a mostrar não corresponde ao formato do "monitor."

    Nos preojectores de película, isso não é problema... é mudar lente e máscaras e pronto, está arrumado.

    Nas TVs, como o ecrã não estica, ou metem barras pretas, ou simplesmente cortam a imagem.

    Nessa perspectiva, também prefiro ver sempre um filme no formato correcto, indiferente ao tamanho das barras pretas. :)

    (Mas com este LCD de 21:9, essas barras - no caso dos filmes - seriam muito menos frequentes, e não deixariam saudades nenhumas. :)

    ResponderEliminar
  3. Pois tẽm, mas eu fiquei um pouco barra nestas definições todas de barras pretas em cima ou de lado e dos horriveis PanScan.... estas experiençias vem ainda dos tempos antigos da conversão de DVD para VCD com o TMPGenc a levar tempo e tempo no meu Amd 1.0.

    Não havia leitores de Xvid, e os gravadores de dvd custavam uma pimpa de massa....os poucos que havia.

    No entanto e não sei se é o habito, não gosto ou vou gostar de um ecrã de tv todo preenchido com a imagem do filme. Mesmo que na realidade esteja a mostrar a imagem toda do filme. E como disse, tem que existir uma separação no ambiente, e até umas minusculas barras pretas servem.

    ResponderEliminar
  4. Qual separação qual quê... Enquanto não tiver um IMAX em casa que preencha todo o campo visual, não descanso! ;))

    ResponderEliminar
  5. Já está disponível na Media Markt Aveiro....e é brutaaal!

    ResponderEliminar
  6. @Mourão

    Eh lá, quase que fico com vontade de lá dar um salto só para ver o bicho!

    A que preço é que eles têm isso? :)

    ResponderEliminar
  7. Se não me engano, estava a 3999€. Engraçado que o filme Hellboy 2 estava a passar com a tela totalmente preenchida e a imagem não dava a impressão de estar "cortada".

    ResponderEliminar
  8. @Mourão

    ... ou não fosse a Philips especialista nos tratamentos digitais de imagem. :)

    Nessa televisão, podemos ver um filme sem barras em cima ou em baixo num formato até o 2.33:1 do cinema.

    Mas 4000 euros é muita fruta... vou esperar até que baixe para os 1000... :)

    (Mas tenho curiosidade em vê-la ao vivo!)

    ResponderEliminar
  9. É complicado, pois temos 3 padrões diferentes. O 4:3 ainda é muito usado pelas televisões aqui no brasil. Os filmes em sua grande maioria estão usando o formato 21:9. Se compro um televisor 16:9 terei barras horizontais quando assistir um filme e barras verticais quando assistir tv. Acho que deve haver um esforço para a padronização do formato. Seja 16:9, que já está mais difundido, ou o 21:9 que concordo proporciona uma melhor experiência.
    O maior problema com as barras negras é que os televisores ao reproduzir imagens estáticas (como as barras negras ou logotipos de emissora) por muito tempo se danificam perdendo a qualidade do aparelho. Isso acontece tanto com as tvs LCDs como as CRTs e provavelmente também com as de plasma.

    ResponderEliminar
  10. @Thglara

    Pois, aqui em Portugal o 4:3 também é ainda o factor dominante, e só agora começam a aparecer os primeiros canais em alta-definição que utilizam o 16:9.
    O 21:9 será sempre um mercado para os apreciadores do cinema em casa - o tipo de pessoas que já utilizava projectores com lentes anamórifcas para projectar num formato semelhante ao do cinema. :)

    Quando ao problema das barras negras, isso coloca-se nos CRTs (que estão em desuso) e nos Plasma (se bem que muito menos do que acontecia com os modelos iniciais.)
    Os LCDs são imunes ao efeito de "burn-in" pelo que não há problema em ter barras pretas no ecrã 24h por dia.

    ResponderEliminar