Os clientes europeus do Disney+ perderam os modos Dolby Vision, HDR10+, e 3D no Disney+, ficando prejudicados na qualidade de imagem no plano mais caro.
O Disney+ removeu sem qualquer explicação os modos de qualidade de imagem Dolby Vision e HDR10+ em vários países europeus, incluindo Portugal, deixando os subscritores Premium limitados ao modo HDR10 mais básico, apesar do preço da subscrição se manter inalterado.
O problema surgiu inicialmente na Alemanha no final de 2025, parecendo estar relacionado com um processo judicial relacionado com patentes. O caso envolve a InterDigital, que acusa a Disney de violar patentes ligadas a tecnologias de vídeo. Entretanto, a situação alastrou-se a outros países europeus. Utilizadores em França, Países Baixos, Bélgica, Portugal, Polónia e países nórdicos têm relatado o desaparecimento do Dolby Vision do serviço. A Disney também removeu todas as referências a Dolby Vision das páginas de suporte, e também os filmes em 3D desapareceram do catálogo.
Do lado da Disney a explicação é de que está a enfrentar "desafios técnicos" e diz estar a trabalhar para repor esses modos, sem referir qualquer ligação ao processo judicial. Se o problema estiver relacionado com uma disputa de patentes, as coisas poderão arrastar-se por meses ou anos. E, a não ser que os actuais subscritores do plano Premium comecem a inundar a Disney com reclamações, parece que a empresa não tem qualquer intenção de fazer um "desconto" pela redução da qualidade no serviço.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)