2009/08/12

Comparativo Fotos iPhone 3GS/3G

Depois de ter feito a comparação do novo iPhone 3GS com o modelo 3G anterior, achei que seria interessante também comparar o que mudou na câmara fotográfica.

Enquanto o modelo anterior tirava fotos a 1600x1200, o novo 3GS sobe a resolução para 2048x1536. Mas... será que isso significa um aumento de qualidade?

É o que vamos ver.
(Atenção que os seguintes testes foram feitos apenas de forma "não técnica", com os iPhone lado a lado e disparados ao mesmo tempo, e cujos resultados visam apenas dar uma ideia das diferenças entre ambos os modelos.)

Situação de baixa luminosidade


Numa situação de baixa luminosidade o resultado do 3GS é algo estranho. Por um lado apresenta menos "ruído" que o 3G, mas por outro lado parece ter menos resolução, como se fossem combinados vários pixeis para obter maior qualidade à custa da resolução.


Interior 


Numa fotografia de interior, a diferença mais notória é a reprodução de cor mais exacta (ou pelo menos, mais próxima da percepção que temos dela) por parte da câmara do iPhone 3GS.


Exterior

Finalmente, na fotografia de exterior podemos ver os resultados práticos do aumento de resolução. No iPhone 3GS pode ver-se o maior detalhe, como o pormenor da antena parabólica num prédio distante, ou o recorte das árvores.
Novamente, as cores parecem aproximar-se mais da realidade (ou pelo menos, mais próximas das cores que gostamos de ver nas fotos, com cores vivas - ver o azul do céu, por exemplo.)


Close-Up/Macro

E por último, uma comparação injusta... já que o 3G era incapaz de tirar fotos focadas a curta distância.
Mas... fica aqui o resultado para comparação.

2 comentários:

  1. Uma pergunta. Por acaso conheces/tens uma opinião sobre duas aplicações: CameraFlash e Camera Zoom ?

    ResponderEliminar
  2. Bem, o camera Zoom faz aquilo que o iPhone deveria fazer de origem, a possibilidade de fazer um zoom digital às imagens.

    O Camera Flash faz um processamento para tornar as zonas sombreadas mais "claras", mas não é nada que nao possas fazer num programa de processamento de imagem... Ou seja, não faz "milagres".

    Para brincar um pouco com esse tipo de coisas no iPhone tens o iRetouch Lite (gratuito).

    ResponderEliminar