2009/09/08

Intel Core i5

Os novos processadores da Intel estão prestes a chegar, e com estes novos Core i7 e i5, parece que todas as pessoas poderão tirar partido desta nova arquitectura a um preço muito mais atractivo.

O site MaximumPC fez uma análise exaustiva a estes novos processadores, mas eu deixo-vos um resumo dos pontos mais importantes.

Este novos i7 e i5 foram desenhados para reduzir custos - cortando algumas características (como os controladores de memória triple-channel, passando a dual-channel) e adicionando outras (o controlador PCI-e está agora integrado no CPU.)

Isto permite desenhar motherboards mais baratas, e manter um desempenho bastante interessante para a maioria das pessoas - se bem que, quem quiser a máxima performance, com placas gráficas em SLI (por exemplo) irá preferir continuar com os i7 de "gama alta", com chipset X58 que garante aquelas prestações extra (a custo acrescido.)

A maior alteração é mesmo a mudança de socket - estes novos processadores são incompatíveis com os i7 até aqui existentes, utilizando agora um novo socket: o LGA1156.

Este novo socket e os seus CPUs permitirão o acesso a motherboards mais baratas, mas...
Se pretenderem um sistema "topo-de-gama" - que vos permita evoluir para os novos CPUs como o i9, com 6 cores (12 com hyperthreading) no próximo ano, então continuarão a ter que optar pelo socket LGA1366.

No entanto, estes novos i5 e i7 são muito bem-vindos, trazendo maior potência a custo reduzido - e torna-os mais apetecíveis para todos os que consideravam um dual/quad core de alto-desempenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)