2010/01/29

Ainda o iPad

O iPad continua a dar que falar (já se previa...)


O nome "iPad"

A Fujistu diz que o nome iPad lhe pertence (nos EUA) e várias outras empresas usam também a mesma designação em vários outros países do mundo. Sem dúvida que os advogados agradecem todas estas queixas e processos; mas já se sabe que - por mais milhão menos milhão, mais acordo menos acordo - o nome iPad será para ficar (tal como já aconteceu com o iPhone por altura do seu lançamento.)



O CPU A4

Mas passemos a coisas mais interessantes e técnicas... o "misterioso" CPU A4 do iPad, que alguns começaram logo a criticar por ser "proprietário"(!).

Embora ainda se estejam a tentar desvendar os pormenores internos, este A4 é um SoC, que basicamente é um "sistema integrado num único chip" para maximizar a eficiência e reduzir custos.
Podem compará-lo a um conjunto de blocos ao estilo Lego, que podem juntar à medida das vossas necessidades.
Por exemplo, se precisam de grande poder gráfico, colocam "na mesma caixa" o CPU e um processador gráfico; se o dispositivo vai ser um router, então talvez seja preferível tirar os componentes gráficos e acrescentar blocos com portas de comunicação extra, etc. etc.
Ou seja... basicamente montam "um computador" para o efeito pretendido.

Tal como a maioria dos mobiles actuais, este A4 continua a ter um ARM como CPU, que tudo aponta para que seja um ARM Cortex-A9 (semelhante ao que é usado pela Nvidia no seu Tegra, e pela Qualcomm no seu Snapdragon), a novidade estará na integração do GPU ARM Mali GPU. Que será parcialmente responsável pela utilização fluida que tem cativado todos os que experimentam o iPad "ao vivo."

Mas teremos que esperar mais algum tempo até que mais detalhes sejam revelados sobre o que se passa no interior deste A4 da Apple.



Outras considerações e futurologia

Outra leitura interessante, as impressões de Stephen Fry sobre o Apple iPad um aficionado de gadget agnóstico - tal como eu - que não tem problemas em dizer quando gosta ou não de alguma coisa, independentemente de marcas ou fabricantes.
Gostei particularmente da parte (que em próprio tenho visto na 1ª pessoa) em que refere todos aqueles que se esquecem da sua atitude há 3 anos atrás por altura do lançamento do iPhone.
Quantos não disseram que era uma loucura ou impensável que a Apple pudesse ter sucesso no mercado dos telemóveis, já saturado e dominado pela Nokia e outros?
Quantos não disseram que com aqueles preços aquilo não teria qualquer futuro?
Quantos se esqueceram que no início o iPhone não tinha sequer App Store e que não havia Apps feitas por terceiros?
E - o mais caricato é que - actualmente, muitas dessas pessoas agora dizem que: "Ah, mas o iPhone já se sabia que ia ser uma revolução!"

E no entanto, muitos continuam a subestimar o potencial trajecto equivalente deste novo iPad.
"Ah, não dá pra levar no bolso mas também não é um netbook. Não vai servir para nada...", etc. etc...
Veremos se se esquecem igualmente do que disseram, daqui por um ano... quando a maioria das pessoas disser que: como pude eu viver todo este tempo sem algo do género? :)
(Ou então, posso estar completamente errado... mas daqui por um ano - ou daqui a dois meses - saberemos! :)

20 comentários:

  1. Mas esses já se começam a "apanhar".
    http://www.intomobile.com/2009/08/03/my-theory-on-the-apple-tablet-it-doesnt-exist-will-never-exist-and-it-is-probably-a-10-inch-laptop.html

    ResponderEliminar
  2. Eu pessoalmente acho que não é nada inovador e menos do que esperava, perdendo (para mim) contra o Slate da HP por exemplo.

    Em relação ao Slate só tenho d'uvidas em relação ao desempenho, porque se esse for bom, a solução é melhor.

    Método de input, pode ser a caneta (com reconhecimento de escrita que funciona muito bem), os dedos e os teclados e ratos até.

    Todo o resto existe já no mundo dos PCs, onde encontras maior flexibilidade e não tens de viver com as in'umeras limitações impostas pela Apple.

    Eu penso que este form factor pode vir a trazer inúmeros PCs muito mais interessantes que este iPad e tenho dúvidas igualmente com o ciclo de vida deste produto, se vai ser ou não semelhante ao do iPhone.

    Enfim o preço acaba por ser o mais interessante mas o produto não me convence.

    Victor

    ResponderEliminar
  3. O que falha nos actuais Tablet PCs (que existem há "décadas") é exactamente aquilo que "falhou" nos smartphone Windows Mobile - trazem uma experiência criada para o "desktop" para um segmento totalmente diferente e com necessidades especiais.

    Quem quer "um PC" ou "portátil", continuará a preferir esses aparelhos, com os sistemas operativos e interfaces a que está habituado.

    Mas para funcionar em "tablet"... as coisas mudam completamente.

    Claro que é perfeitamente possível usar um qualquer OS como base, e implementar um novo "interface" em cima: tal como a HTC fez nos Windows Mobile, e Asus e HP têm feito no Windows nos seus "touch PCs" - o problema é que ainda têm que amadurecer bastante até que isso não pareça ser uma "solução feita à pressa", e que deixe transparecer todos os componentes "não-touch-friendly" que estão por trás.

    No iPhone, isso simplesmente não acontece porque toda a sua base foi desenhada para o "touch".

    Mas claro que tudo depende das necessidades de cada um: pode acontecer que alguém dê mais valor à possibilidade de ter flash, correr um programa especifico, ou qualquer outra coisa; e ficar completamente satisfeito com um Windows 7 standard num touch. Cada um terá que decidir por si! :)

    ResponderEliminar
  4. Claro, mas um PC neste form factor era o que sempre se desejou, para tomar notas, enviar e receber e-mail, ouvir música, ver filmes, navegar na internet, não muito pesado e com autonomia razoável.

    Hoje o win7 e todos os seus componentes de base e elementos do interface suportam o touch, as aplicações para o tipo de utilização que fiz referência nem todos beneficiam da utilização dos dedos, e a escrita pode ser melhor endereçada pelo suporte a caneta com reconhecimento de escrita do até do que o teclado.

    Os componentes non-touch friendly são maioritariamente aplicações e essas 'e uma questão de tempo e vão aparecer pela via dos monitores multi-touch e dos slates.

    Eu penso que o slate tem potencial, e qualquer oem pode hoje construir uma solução ou at'e várias, para atingir patamares de preço diferenciados, melhores do que esta solução, maior capacidade, preço semelhante mas muito mais flexibilidade e mais funcionalidade a da escrita é claramente diferenciadora.

    Victor

    ResponderEliminar
  5. Carlos e o que falhou essencialmente nos tablet foi sempre a mesma coisa, o preço! Hoje os componentes para construires este tipo de PC estão substancialmente mais baratos, e por isso acredito que o conceito tenha agora potencial, e o preço é essencial para finalmente o sucesso aparecer.

    ResponderEliminar
  6. A questão é analisar: que % dos potenciais utilizadores de um "tablet" precisarão de "escrita", e quantos preferirão uma utilização "touch".
    Como ele disse, há 75 milhões de utilizadores de iPods Touch/iPhones que até ao momento não se chatearam por não ter "canetas"...

    Vejo essa funcionalidade como sendo importante para cenários específicos de utilização (os mesmos que até agora têm dado uso aos tablet actuais e "caros") - mas não me parece que seja factor impeditivo para quem o pretende usar como um "iPod" grande, para navegar na net, ver emails, e usar "Apps".

    E sim, o preço é factor fundamental: daí o balde de água fria que a Apple mandou ao anunciar o iPad a $999 - que teria sido fracasso completo!
    Mas a $499... a conversa é outra. E obrigará a concorrência a ter que oferecer "mais barato", ou "mais, pelo mesmo preço"! :)

    ResponderEliminar
  7. Não entendo como podem publicitar a melhor experiência web quando nem flash oferecem, e não me parece que alguma vez oferecerão, sob pena de canibalizarem as vendas da App Store.

    ResponderEliminar
  8. @Joao
    Há 3 anos que o iPhone não tem Flash... e não tens visto as vendas a diminuirem por causa disso.

    Como já disse: para quem o Flash for factor decisivo... Esqueça o iPad, tal como esqueça o iPhone - e arranje o produto que melhor o servir.

    Senão acaba-se sempre nas questões: se deve um site depender do Flash para ser utilizável, se o Flash tem futuro face ao HTML5, etc. etc.
    Para uns fará diferença, para outros não...

    ResponderEliminar
  9. Bem para tomar notas, ou enviar e-mails ou preencher formulários, parece-me que escrever com uma caneta é mais natural do que fazê-lo naquele teclado, aliás olha para os videos e as imagens da escrita no ipad, isso é que me parece pouco ou nada natural, principalmente do ponto de vista da ergonomia e conforto.

    É que nãõ podes misturar os produtos e muito menos a sua utilização, este tipo de experiência com uma mão é aceit'avel com duas e para aquele tamanho de dispositivo parece muito pouco adequado.

    Para não perdermos a perspectiva não te esqueças que num slate, podes ter aplicações nativas, flash, silverlight, etc.

    Victor

    ResponderEliminar
  10. Eu serei suspeito para falar de escrever com "caneta", já que... 99% dos textos que escrevo é com teclado (incluindo os teclados virtuais, iPhone, por exemplo) - daí que, o escrever com caneta é que parece não natural! :)

    Mas isso não discuto... há quem não se dê bem com teclados, e pior ainda com teclados virtuais.

    De resto, volto a dizê-lo que será um erro estar a limitar a utilização dum slate à "introdução de dados" (quer seja caneta ou teclado.) Para quem isso for realmente importante, por alguma coisa a Apple mostrou a dock com teclado para o iPad...

    Baseio-me apenas na experiência de utilização que tenho tido com o iPhone nos últimos anos: o teclado está lá, e serve para o efeito... mas raramente se intromete quando estas apenas a navegar na web, ler mail, ou livros, ou usar Apps, etc.

    Vai tudo da forma como as coisas são concebidas e das suas origens: um programa que venha de um ambiente desktop irá certamente estar desenhado em torno da facil introducao de texto, para uma utilizacao com teclado e rato; um prog na App Store estará concebido de forma a minimizar a necessidade desse tipo de coisas.

    (Como exemplo, muitas Apps que tradicionalmente poderiam mostrar uma caixa de texto para introduzir números, numa App poderão mostrar um slider, ou controlo específico para facilitar essa introdução.)

    E sim, nada impede que as mesmas técnicas sejam utilizadas num tablet Android, ou Windows... é uma questão dos developers começarem a fazer coisas "bonitas" para essas plataformas. ;)

    ResponderEliminar
  11. Falem depois de experimentarem.

    ResponderEliminar
  12. E não será o iPad mais um estalo na M$?
    O que seria um Surface "de trazer por casa"? E que FUNCIONASSE.

    ResponderEliminar
  13. Por acaso ainda ontem comentava isso com um amigo. Com tanto "alarido" com o Surface... que após anos ainda não chegou às nossas casas como estava prometido, é bem provável que este iPad tome o seu lugar.

    ResponderEliminar
  14. Quem é que ia querer um "monstro" daqueles na sua sala?

    Só os que podem ter uma sala só para ele. E que também não se importem de dar as barracas como a que a RTP deu na cobertura das eleições.

    ResponderEliminar
  15. Bem, este produto, tal como o Iphone, ganha por tomar o mercado na dianteira.
    Como todos sabemos aquando do lançamento do Iphone, existiam 2 sistemas operativos com referência no mercado dos PDA's/Smartphones: Windows Mobile e Symbian. Todos sabemos agora o quão "limitados" se tornaram aquando do lançamento do Iphone.
    Agora no lançamento do Ipad não acontece isto. Já existe um sistema operativo melhor (Android) e a concorrência melhorou significativamente (WM), e existem também equipamentos com qualidade semelhante, o que não acontecia na altura do lançamento do Iphone.
    O único trunfo da Apple neste momento para o Ipad é o conjunto de entusiastas da marca, juntamente com o factor novidade, pois não existiam até ao momento equipamentos semelhantes no mercado a correr Android ou Windows Mobile.
    Agora um sistema sem multitasking não é limitativo no iphone, mas é limitativo num tablet.
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. @Rui
    O que é certo é que muito se tem "falado", mas nenhum fabricante parecia querer "chegar-se" à frente e lançar um Tablet.
    E acredito que o principal impedimento tenha sido: "Sim, lançamos isto, e as pessoas fazem o que com eles?"
    Com o Android, ainda vá que não vá... adapta-se bem a isto; mas um Windows 7 "de base"... não permitira fazer grande coisa.

    Como disse, no mínimo a vantagem deste iPad será acelerar a concorrência - e isso é bom para todos.

    Tecnicamente, quanto ao Android só me parece que a questão das múltiplas resoluções se comece a tornar cada mais insustentável e "chata."
    No iPhone até ao momento só havia uma resoluçao; e agora haverá outra para o iPad - no Android já há pelo menos 3 "oficiais", e mais algumas deverão surgir quando chegarem os diversos Tablets.
    Não sendo factor impeditivo, é pelo menos mais uma complicação para os developers, que ao conceberem uma App terão que considerar como é que ela irá ser apresentadas em todas essas resoluções.

    ResponderEliminar
  17. ora ai está o ponto q eu ainda n tinha visto os macboys abordar:
    agora o iphoneOS passa a ter duas resoluçoes, sendo q kem faz apps, passe a ter q tomar isso em consideração, as apps existentes, nem sempre fikem bem qd esticadas, e as novas so pro itampao n venham a estar disponiveis para os iphones

    ResponderEliminar
  18. As apps actuais correrão "sem alterações" no iPad, com a opção de resolução real ou esticada.

    Mas claro que rapidamente surgirão versões específicas para o iPad que tirem partido da resolução extra.

    Mas este meu receio é independente da plataforma. Isto já deu barraca nos Symbian (com Apps diferenciadas para cada Nokia que tivesse resolução diferente, com coisas a ficar fora do ecrã etc.) e só desejava é que alguém já tivesse decidido fazer qualquer coisa quanto a isto.

    A coisa mais próxima era aquilo que a Apple dizia que ia ter no OS X Leopard (ou no Snow?) (se não estou em erro) que supostamente iria já ser "resolution independent"... mas essa feature ficou "esquecida"... estilo o WinFS prometido para o MS Vista.

    ResponderEliminar
  19. Carlos tu estás mesmo convencido que a escrita neste formato é semelhante ao do iPhone? Vais poder experimentar mas acredita que não é, e nem preciso experimentar. O iPhone ou um telefone qq foram desenhados para serem utilizados praticamente com uma mão apenas neste isso é impossível, o afastamento e maior dimensão das teclas vai tornar-te menos produtivo, isso parece-me certo. A caneta acredita é um interface bem mais natural, eu usei-o bastante com o onenote e mesmo no e-mail e é fantástico.

    A questão não é tornar este formato um dispositivo para introdução de dados, não faz sentido é não permitir fazê-lo bem e com uma produtividade aceitável... porque aí ainda podes utilizá-lo na tua vida em muitos mais momentos em substituição do PC tornando a sua existência muitissimo mais justificada.

    "mas um Windows 7 "de base"... não permitira fazer grande coisa"

    Vais ver que não é o starter que vai ser utilizado nas soluções que irão aparecer, acredito que seja o premium, seja o hw competente e acredita fazes muito mais do que com este.

    Repara nem na componente da leitura de revistas ou livros ele cria algum tipo de revolução, já que os livros são um reader bonitinho de ficheiros epub... esses clientes todos para esses e muitos outros formatos existem em todas as plataformas, por isso não é por aí. Os jornais e revistas, enfim mais um cliente bonitinho como existem centenas de projectos por aí em Adobe Air, Silverlight, WPF, e outras tecnologias.

    A sério eu acho que é uma excelente oportunidade para os concorrentes da Apple, até porque o receio era que viessem com ideias novas que os obrigassem a grandes investimentos para não perderem o combio, ora nada disso aconteceu e agora podem com alguma imaginação criar soluções ao mesmo preço e muito melhores ;o)

    Victor

    ResponderEliminar
  20. Dos Passos29/1/10 20:48

    "As apps actuais correrão "sem alterações" no iPad, com a opção de resolução real ou esticada."

    Dei conta outro dia que as pessoas não sabiam que se podia comprar uma app no App Store e usá-la em mais do que um iPod Touch/iPhone. A única limitação é que a app fica ligada à respectiva conta do iTunes nas actualizações - ou seja, quando se instala noutro iPod Touch/iPhone não servem os dados da conta deste(s) mas sim os da conta em que foi comprado.

    Penso que funcionará da mesma maneira entre iPod Touch/ iPhone/ iPad, ou seja, não será preciso comprar outra vez as app que já se possua.

    Claro que o iPad vai ter app exclusivas (já tem SDK próprio. Também se fala que poderá sair o SO 4.0 só para iPad).

    ResponderEliminar