2010/11/01

Análise HTC Desire HD

É isso mesmo, as novidades não param de cair aqui no Aberto até de Madrugada, e desta vez graças à gentileza do nosso Android-Master Fernando (a.k.a. BUGabundo no panorama virtual) sempre presente no AndroidPT, tivemos a oportunidade de brincar por alguns momentos com uma das novidades Android mais apetecíveis do momento: o HTC Desire HD.


Se bem se recordam, já por cá passou o HTC Desire "original", pelo que foi com enorme curiosidade que peguei então neste novo modelo que aspira ser o "topo-de-gama" do reino Android.




Especificações

  • Super LCD 4.3" (480 x 800 WVGA)
  • CPU a 1Ghz
  • RAM: 768 MB  / 1.5GB Flash
  • Camara 8MP Auto focus e Flash dual LED (detecção de rostos, efeitos nas fotos, geotagging.)
  • Gravação de vídeo 720p HD
  • 3.5 mm stereo audio jack
  • Standard micro-USB (5-pin micro-USB 2.0)
  • Sensores: Acelerómetros, bússola digital, sensor de proximidade e de luz ambiente
  • microSD™ memory card (SD 2.0 compatible)
  • Conectividade:
    3G: 14.4 Mbps down/ 5.76 Mbps up
    GPRS:  114 kbps downloading
    EDGE: 560 kbps downloading
    Wi-Fi: 802.11 b/g/n
    Bluetooth 2.1 com A2DP
  • GPS
  • Bateria:  Lithium-ion battery 1230 mAh
  • Conversação: até 550 mins
  • Standby: até 420 horas
  • Dimensões: 68x11.8x123mm
  • Peso: 164 gramas (com bateria)


Primeiras impressões


As primeiras impressões ao pegar neste Desire HD são bastantes positivas. Para um equipamento com um ecrã de 4.3" o tamanho - surpreendentemente - não assusta.
Isto é: relativamente ao Galaxy S, este Desire HD até parece mais compacto, em parte devido ao ecrã ocupar a quase totalidade da superfície frontal, sem grandes margens desperdiçadas.

Com a maior parte do seu corpo feito numa liga metálica, apresenta também uma robustez que inspira confiança; ligeiramente "manchada" apenas pela obrigatória parte plástica na zona das antenas, e pela tampa lateral da bateria.





A lente da câmara de 8MP causa também uma ligeira protuberância na tampa traseira que faz com que este não fique totalmente pousado numa superfície plana. Algo que após a estranheza inicial até me parece acabar por ser bastante útil, já que auxilia o seu manuseamento - como pegar nele quando está pousado.

(A tampa da bateria será talvez a mais problemática, já que não existe mecanismo de retenção da bateria: a mesma pode cair a qualquer momento mal se abre a tampa.)









Mas, são pequenos detalhes que não incomodarão os felizes possuidores deste aparelho. Já que o melhor está no seu interior!



A câmara

Com uma camara de 8MP, acompanhada de um flash de duplo Led, este Desire é capaz de captar fotos de alta qualidade e vídeo HD sem problemas. (Embora por vezes a potência do flash possa causar alguns problemas em objectos demasiados próximos...)

Foto tirada com o HTC Desire HD

Para referência, foto tirada com o iPhone 4


E comparação ampliada:


Vídeo HD gravado com o HTC Desire HD



Em funcionamento




Com um fabuloso ecrã super LCD de 4.3" a demonstrar em todo o seu esplendor a potência do seu fantástico processador, acompanhado por 768MB de memória RAM, este Desire HD oferece a melhor experiência Android possível actualmente.

(Por quanto tempo isto se manterá, ninguém poderá dizer; com vários fabricantes a prometer novos topos de gama para breve - mas esse é o percurso inevitável da evolução.)



Embora seja complicado fotografar os ecrãs polarizados dos LCDs à luz do sol, fica esta foto para referência - mas salientando que na realidade não se vêem tantos reflexos como os que são mostrados na foto: embora com um brilho ligeiramente inferior ao LCD do iPhone 4, o Desire HD é utilizável no exterior.


Portanto, voltando ao presente imediato, este Desire HD tem tudo o que de melhor pode haver para colocar um sorriso nos lábios de qualquer utilizador que procure o melhor Android da actualidade.





Enquanto os anteriores topos de gama se contentavam em oferecer 512MB de Ram, este HTC oferece 768, fazendo antever os modelos que em breve oferecerão 1GB!

Nunca o sistema Android teve tanta margem de manobra para poder mostrar as suas capacidades. Neste Desire HD, dificilmente terão que se preocupar com quantas Apps têm abertas em memória; e a experiência de navegar na net, mesmo em páginas "pesadas", processa-se de forma mais fluida que nunca.



Apreciação final


Não há dúvidas, este Desire HD da HTC oferece a melhor experiência actual de um sistema android. Embora o seu custo elevado o torne inacessível a muitos, sem dúvida que fará as delícias de todos os que procuram o melhor android da actualidade.

Poderá argumentar-se se este será o melhor momento para se investir em tal aparelho, já que se avizinham anúncios de modelos igualmente potentes nas próximas semanas. Mas, esse é um problema que existirá sempre numa plataforma tão concorrida como o Android, onde novos equipamentos são continuamente apresentados.

Não sendo revolucionário, este HTC Desire HD marca um importante passo na evolução da plataforma Android e só é pena que não seja comercializado a preço mais competitivo. Resta-nos esperar pelos negócios oferecidos pelos nossos operadores - que certamente o tornarão mais apetecível.
É apenas devido a este "pormenor", que tanta importância tem nesta época de crise, que este Desire HD não leva a nossa pontuação máxima:

HTC Desire HD


Prós
  • Desempenho "imbatível"
  • 768Mb Memória
  • Câmara de 8MP

Contras
  • Preço elevado
  • Tampa da bateria
  • Autonomia

À data, o HTC Desire HD pode ser encontrado nas lojas online por um preço de 605€.



30 comentários:

  1. o ecra é msm super lcd? li k era um tft normal...parece pouco definido comparado com o desire...

    ResponderEliminar
  2. Isto é mais uma pergunta para o Android, mas como só tenho visto soluções via Google ou pagas (CompanionLink), dá para testar a syncronização com o Outlook, nomeadamente os contactos e calendário? (empresa, a quanto obrigas)

    ResponderEliminar
  3. Grandinho então... Carlos começo a pensar e tu também já deves de ter pensado isso com Phones com ecrã de 4.3" quer dizer que os tabletPC de 5" nunca vão vingar ?

    ResponderEliminar
  4. @anonimo é mm SLCD... eu n kereria outra coisa.
    @w3 n faço ideia.. n uso nada da MSFT.. axo q HTC tem soluçoes para isso, mas desliguei td o q podia do Sense
    @nasp dps de mexer nisto, tudo o resto e' pekeno :D
    mas é taoooo lindo. faz o iPhone parecer um brinkedo

    ResponderEliminar
  5. Viva,

    Como é que voces arranjaram esse telemovel para analisar?

    Muito bem feito sim senhor.

    ResponderEliminar
  6. @anonimo LOLOLOLOLOL

    Comprei-o, pois tá claro.
    é o meu novo MID, para substituir o meu velhinho Magic

    ResponderEliminar
  7. excelente review!
    apesar da vontade de trocar o magic por este...
    acho q vou ver o q sai durante este próximo ano (aka s2)

    ResponderEliminar
  8. Boas,
    Já está á venda? Onde o posso encontrar? Já corri tudo aqui em Braga atrás dele.... Fnac, Worten, Phone House, Media Market, Etc....
    Alguém Ajuda? Tou ansioso por lhe por as mãos....

    ResponderEliminar
  9. @anonimo http://www.expansys.pt/htc-desire-hd-203895/

    ResponderEliminar
  10. Carlos, tenho de fazer dois tipos de crítica a esta review:

    Por um lado, o novo logo do blog fica mesmo muito bem nas fotos, dá um ar mais sério e profissional, parabéns aos designers.

    Por outro lado, talvez fosse aconselhável incluíres, à falta de narração, uma musiquinha nos vídeos, visto que ajuda a criar uma imagem e uma identidade nas reviews. E pralém disso, quando começa o vídeo vou sempre verificar se algo está errado, porque não tenho som nenhum.
    De qualquer maneira, existe muita musica grátis e legalmente utilizável para este fim, acho que devias aproveitar. Já agora, deixo uma sugestão pessoal:

    http://freemusicarchive.org/music/ignatzthemouse/Unrealistic_Wasp/4_Speccy_nerdy_fcknuts

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. @João

    Eu sei, mas... quando for para usar música, quero que seja "com sentido" e não apenas para gastar "banda"! :)

    A ideia era começar a fazê-lo com este novo logotipo, mas devido ao volume de reviews, e a "urgência" de fazer sair esta do Desire HD, não foi possível ser já neste.

    ResponderEliminar
  12. Não imaginas a confusão que me faz quando começa um vídeo e o computador continua mudo, por mais vídeos destes que veja faço sempre a mesma coisa, verificar o som, aumentar o volume do vídeo até que me lembro que não costumas incluir som.

    ResponderEliminar
  13. Incluido preço (605€)

    Quanto à musica, pronto... no próximo irá com música, nem que seja só para "encher chouriços"! :)

    ResponderEliminar
  14. Era escusado era colocar duas fotos (worten e bluestore) e amplia-las mais nas do desire para se ver mais grao. Se querias ser parcial (nao me parece) colocavas com o mesmo zoom

    ResponderEliminar
  15. @anónimo
    As fotos estao ambas a 1:1, aparece maior no Desire pq tem mais resolução.

    ResponderEliminar
  16. E nas lojas? Alguém sabe quando sai? Já perguntei em todas e ninguém diz nada de concreto, dizem não ter qualquer informação sobre isso.... Mas dizem que já está inserido o artigo no software com o preço de 679 euros em todo o lado... Previsões de chegada... NADA :(

    ResponderEliminar
  17. pixmania e fnac (passo a pub), já o têm online, acredito que já se consiga arranjar qualquer coisa sem necessidade de importação.
    o que me faz rir (ou chorar?), é que importa-lo, portes incluídos, fica bem mais barato que comprar directamente em portugal, enfim... é o pais que temos.

    ResponderEliminar
  18. Então ainda não há novidades sobre onde (loja) se pode encontrar este "maquinão"?

    ResponderEliminar
  19. O Fernando já disse: Expansys. :)

    ResponderEliminar
  20. Qual a quantidade de ROM e já agora tem acelerador grafico?

    ResponderEliminar
  21. tens ali nas specs!
    784 de RAM, 838 para o user.
    1.5 de flash, 1GB pra data e 500 para system

    ResponderEliminar
  22. Hugo Dionisio4/11/10 21:46

    Ola boa noite. obrigado pela analise ao HTC Disere HD pelo que aparenta ser 1 excelente maquina :) a outra questão que tenho se dará para trabalhar com excel, word, etc pois trabalho muito com eles.
    Este HTC também devera ter um pacote de dados senao acontece como amigos meus contas elevadas na factura lol, ando com ideia de trocar o meu HTC TYTN II.
    Que me aconselhas?
    Andei a ver também mais por curiosidade o Iphone 4 e galaxy s
    Obrigado

    ResponderEliminar
  23. A autonomia apresentada é real?!?

    ResponderEliminar
  24. O Fernando diz que o 3G tem sido o principal devorador da bateria... Se mantiver em 2G o Desire HD aguenta-se bastante mais tempo (2 dias ou mais).
    Em 3G... 1 dia, com sorte. :)

    ResponderEliminar
  25. Hugo Dionisio11/11/10 21:08

    Aguardando resposta :(
    Obrigado

    ResponderEliminar
  26. @Hugo
    Para trabalhar com documentos "office" será questão de arranjares Apps apropriadas como o ThinkFree office.
    Pacote de dados, sim... é obrigado.

    Quanto a opções, continuo a considerar o Galaxy S como tendo melhor relação preço/benefício.

    ResponderEliminar
  27. @Hugo
    Se a tua prioridade são os documento Office, talvez o mais indicado seja o Windows Phone 7:
    http://goo.gl/LOZO3

    ResponderEliminar
  28. Hugo Dionisio13/11/10 18:41

    Carlos Martins, obrigado pela resposta em relação ao Galaxy S terei ver melhor como ele e, pois tenho alguns maus resultados com a samsung lol mas não quer dizer que este me venha a surpreender pela positiva.
    O HTC DISERE HD para o ver e complicado e para comprar só mesmo por encomenda, realmente não sei por onde escolher, entretanto o HTC TYTN II vai fazendo o serviço lol
    Mais 1 vez obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  29. Hugo Dionisio18/11/10 23:39

    Ola Carlos Martins, hoje estive o prazer de brincar um pouco com o HTC Disere HD que realmente como dizias e uma "Bomba" nem merece comparação com o meu TyTn II lol fiquei foi um pouco surpreendido pelo tamanho dele no qual achei 1 pouco grande e recuei na compra dele para para pensar um pouco melhor, pois relativamente no preço a que fazer a melhor opção :)
    Abraço

    ResponderEliminar