2010/04/28

Avatar Bluray - Só Para Alguns


O recente lançamento de Avatar em Bluray mostra perfeitamente o quanto o formato Bluray é uma verdadeira "maravilha" (quem me conhece sabe que nunca escondi a minha preferência pelo formato HD-DVD, nem que fosse pelo simples facto de ser um formato "terminado" e não um "em vias de ficar pronto - e lixando os consumidores no processo.)

Se dúvidas houvesse, novamente se assiste a um filme que é incompatível com alguns leitores Samsung mais antigos, devido ao novo DRM que implementaram nesta edição.

[via Crunchgear]

4 comentários:

  1. Que tristeza, esta gente não aprende... os DRM's sempre presentes para lixar quem paga. O filme já andava na net em HD nem 24h tinham passado do lançamento do bluray, porque é que insistem nestas protecções parvas? :/

    ResponderEliminar
  2. Só não percebi uma coisa, de fosse em HD-DVD não ia ter DRM, ou seja,isto também não podia acontecer?

    ResponderEliminar
  3. @Hélder

    No caso do HD-DVD, as especificações estavam "finalizadas" desde o início. Todos os leitores eram *obrigados* a ter ficha ethernet para ligação à internet, e o sistema de actualizações deste tipo de coisa estava bem definido e standardizado.

    No Bluray, aquilo foi lançado "à pressa", tendo como resultado uma autêntica barafunda, de leitores com isto, outros com aquilo, outros que nem sequer suportavam os "profiles" que foram lançados posteriormente (extras, picture-in-picture, etc.)

    Para além disso, em ambos os casos os lançamentos foram adiados quase por um ano devido ao sistema de protecção anti-cópia, estupidamente complexo (e nem falo dos milhões que alguém terá ganho com isso) com esta treta das chaves que se podem "cancelar"... e cujo resultado (nulo!) está à vista, com os filmes em HD a passearem pela internet fora sem qualquer problema.

    Conclusão: é mesmo incentivar o pessoal a fazer download de filmes, já que quem os quer comprar está em risco de nem os conseguir ver! (Já faz lembrar os jogos de computador.)

    ResponderEliminar
  4. Mas mais ridículo ainda foi os problemas que o DRM teve nas apresentações do filme nos cinemas.
    Na Alemanha chegaram a cancelar sessões e por cá ficaram sem poder vender pipocas (sem intervalo) pois se o fizessem não conseguiam "acertar" depois com o 3D.
    Quanto ao Blu-ray e HD-DVD foi a reedição da história do Beta-Cam vs VHS.

    ResponderEliminar