2010/04/28

Segurança Automóvel - Citroën Nemo sem ESP

Por muito que a tecnologia evolua nos nossos computadores, há áreas onde a sua eficácia é bem mais importante: quando se trata do caso de poder salvar vidas.

É isso que acontece nos automóveis com os sistemas ESP (Controlo electrónico de estabilidade.) Estes sistemas ganharam bastante fama após o famoso incidente em 1997 quando o então novo Classe A da Mercedes falhou o "teste do alce", capotando - enquanto que um Trabant passou o teste.

A Mercedes foi obrigada a uma grande manobra de marketing para recuperar a sua imagem de marca "segura", e passou a incluir o ESP de série em todos os modelos.

Mais de 10 anos depois, a Citroën é agora apanhada numa situação semelhante: o seu Nemo capotou no mesmo teste que tão amargas recordações provocou à Mercedes, devido à falta do ESP.
(O mesmo modelo, mas da marca FIAT - com ESP - demonstra a diferença que estas três "simples letrinhas" podem fazer na estrada...)

9 comentários:

  1. Fica assim tão mais barato aos construtores para estes ainda não colocarem ESP por defeito em todos os carros? Concordo que certo equipamento só venha em versões mais caras, mas equipamento de segurança não deveria ser um deles.

    PS: O facto de se pagar cu e cara pelos equipamentos extra tb daria motivo para outro post...

    ResponderEliminar
  2. @ups

    A UE quer que isto passe a ser obrigatório em todos os novos veículos a partir de 2012. Será uma boa medida.

    Quanto aos preços dos extras... nem me faças falar... :)

    ResponderEliminar
  3. ups, por "defeito" é não os colocarem. ;)

    é curioso q a citroen tinha o tal carro q era impossivel de capotar (se não fosse em marcha-atrás) e agora são apanhados numa destas.

    ResponderEliminar
  4. Sou um Citroenista praticante e tenho pena que chamem a isto um Citroen, visto que é uma Fiat fiorino com uma roupagem nova.
    O mais triste de tudo é que a marca de Turim sabendo o fraco que o produto é, já o equipa com ESP de origem.

    Um carro que falhe o teste do alce não é um bom carro, tenha ESP ou não. O classe A é disso exemplo.

    ResponderEliminar
  5. Rui Pinho, o mais triste ?! Entao sabem que com esp fica mais seguro e equipam-no com tal, e isso é triste ?

    Triste é se n equipassem, como a citroen fez. Comentario um pouco fanatico nao ?

    ResponderEliminar
  6. @Anónimo

    O que o Rui certamente se referia é que, um carro "bem concebido", à partida nunca teria problemas de capotamento neste teste.

    No entanto, as necessidades de design/segurança/espaço/etc. fazem com que muitos modelos acabem por ter o centro de gravidade demasiado alto - e daí a necessidade destes sistemas.

    Mas claro que as coisas não são tão lineares - mesmo um carro "baixinho", pode ficar incontrolavel depois desta manobra (mesmo nao capotando), e causar um despiste, etc. E daí que o ESP beneficie todos os tipos de automovel, mas com maior importância para estes veiculos "criticos."

    ResponderEliminar
  7. Carlos, foi isso que eu quis dizer.

    ResponderEliminar
  8. By default >>> de série (já que estamos a falar de automóveis) que também pode ser usado, por norma, predefinido, por omissão.

    POR DEFEITO???? tem defeito é ??? :P

    ResponderEliminar
  9. LOLOLOL eu resisti e n disse nada!!!
    parece q n sou o unico grammar nazi por aki :)

    s/defeito/omissao/

    ResponderEliminar