2010/04/28

Notícias do Dia

Muitas e boas notícias hoje: Microsoft,  Flash, torrents e Firefox no Android, novas aquisições por parte da Apple, patentes, e muito mais.

Android ultrapassa iPhone nos EUA


O tráfego mobile nos EUA assistiu a um importante ponto de viragem, com o Android a ultrapassar pela primeira vez o iPhone. Tal era previsível, face à evolução dos Android, com cada vez maior número de equipamentos numa variada gama de preços. E num futuro próximo a diferença será certamente ainda mais significativa - a não ser que a Apple tenha algum "trunfo na manga" que permita popularizar ainda mais o seu iPhone (talvez um iPhone de baixo custo?)
O que é certo é que, à medida que os Android amadurecem e vão ganhando mais adeptos, se tornam cada vez mais atractivos para os developers (ainda mais, considerando o desprezo com que muitos são tratados pela App Store da Apple), e consequentemente, para o público.


Android 2.2 vai ter Flash de Série

Tendo sido praticamente "despejado" dos iPhones e iPads, a Adobe faz agora todos os possíveis para se implementar onde é melhor recebida. A próxima versão 2.2 do Android irá trazer Flash de série. Mesmo se as actuais implementações do Flash demonstram que o mesmo é demasiado "pesado" para correr de forma eficaz nos dispositivos móveis, uma colaboração como Google poderá minimizar esse impacto e fornecer uma experiencia aceitável... (De qualquer modo, e independentemente das novelas Apple-Adobe), acho que será mais proveitoso começar a dar uso às potencialidades do HTML5 para fazer a maior parte das coisas para as quais o Flash é utilizado.)


Fennec no Android

Os primeiros passos do Firefox no Android estão a ser dados, e existe já uma versão "pre-alpha" para os mais aventureiros - que necessitarão de ter um Droid ou um Nexus One.
Esperemos que não demore muito até que uma versão mais estável esteja disponível, já que muitos continuarão a querer utilizar o Firefox nos seus futuros tablets Android. (Factor agora reduzido graças à existência de add-ons para o Chrome, mas ainda há alguns "essenciais" que apenas estão disponíveis para o Firefox.)


Controla os Torrents no Android com o Torrent-Fu

Se dás uso aos torrents, nada como teres total controlo sobre eles no teu Android. o Torrent-Fu é uma App que te permite fazer isso remotamente (desde que uses o uTorrent ou o Transmission)



Microsoft, patentes, HTC e Android

Se por um lado a Microsoft anuncia acordos de patentes com a HTC, por outro lado ameça que o Android infringe várias patentes suas. Quando, em vez de inovarem, assistimos a companhias a "andar às chapadas" umas às outras em guerras de patentes, é sinal que este sistema deveria ser profundamente remodelado... Um sistema que permite patentar o duplo-clique e um "botão de compra rápida" não pode ser considerado merecedor de crédito nos dias de hoje...


Apple compra Intrinsity

Depois da P.A.Semi, a Apple comprou agora a Intrinsity, uma companhia especializada em chips de altas-prestações (e cuja tecnologia terá sido utilizada para o desenvolvimento do chip A4 que equipa o iPad.) A aquisição deste tipo de companhias permite que as marcas possam "afinar" os chips para o máximo desempenho e eficiência: factores essenciais para os equipamentos portáteis com baterias.
O Google tem seguido a mesma táctica, tendo adquirido recentemente a companhia Agnilux, fundada pelos empregados da P.A. Semi que abandonaram a empresa após a aquisição da Apple.

6 comentários:

  1. Não percebo quando é que as estatísticas de um empresa de publicidade passam a ser credíveis e a servir para dizer qual é o share de cada SO....

    Será que a utilização de publicidade em aplicações da AdMob é igual em ambos os dispositivos? A AdMob é da google...

    Faz-me lembrar quando a google lançou o chrome e utilizou nos servers deles, dando-lhe logo nos primeiros dias um share brutal...

    As estatísticas com base nos acessos a servidores ainda são as mais fiáveis.

    ResponderEliminar
  2. tiago o admob *agora* é da google.
    no periodo em questao n era.

    claro q qq dados q eles publikem agora, terao q ter alguma atençao a esse facto :)

    ResponderEliminar
  3. @tiagotex

    Sim, são valores meramente indicativos. Mas não me parece que estejam a ser adulterados...
    (Com os milhões de dispositivos Android que têm sido atirados para o mercado, por várias marcas, seria apenas uma questão de tempo até que isto acontecesse...)

    ResponderEliminar
  4. Não disse que são adulterados, mas sim, que a utilização do serviço da AdMob nos vários dispositivos não deve ser igual, o que origina erros.

    ResponderEliminar
  5. @Carlos Martins ... Atençao que essa "ultrupassagem" foi em crescimento e não em nº de visitas ....

    ResponderEliminar
  6. Como é que a M$ pode ter UMA sequer patente quando COPIA TUDO o que faz!!!!!!!

    ResponderEliminar