2010/04/28

Web Design e HTML5

No post dedicado ao Web Design/Development de hoje, falo-vos de várias coisas:

Como fazer uma App HTML5 "Offline" para o iPhone

Se não quiserem utilizar nenhum framework que vos poupe trabalho, poderão fazer uma WebApp em HTML que nem necessita de internet para funcionar num iPhone, graças às novas capacidades de cache offline do HTML5.
Podem ver alguns exemplos bem simples e interessantes de como o fazer: como este jogo de tetris.
E há também quem até já tente a sua sorte criando uma "App Store" de WebApps javascript offline (que tem a grande vantagem de ultrapassar por completo a App Store da Apple.)

Ou então espreitem estes jogos mais genéricos, em HTML5, que fazem coisas que alguns pensariam ser apenas possíveis em Flash.


E se quiserem tirar maior partido do iPhone, poderão dar uso às funcionalidades de aceleração por hardware, que permitem ter animações "3D" fluidas, como demonstradas neste exemplo dos iAds (atenção que o exemplo não funcionará bem noutros browsers.)

Podem também espreitar mais alguns tutoriais sobre HTML5 interessantes aqui.


Google Docs como Ferramenta de Wireframing


Há várias ferramentas para a criação rápida de protótipos de apps, mas agora que o Google Docs ganhou os Drawings, porque não utilizar essa nova funcionalidade?
Claro que há algumas desvantagens, mas vale a pena dar uma espreitadela neste conjunto de imagens para o Google Docs que vos poderá poupar algum trabalho (e tempo.)


jQuery Masonry

Porque nem sempre é fácil conseguirmos alinhar os elementos numa página web como pretendemos, este plugin Masonry para o jQuery permite fazer o oposto dos CSS floats, ou seja, "encaixar" continuamente todos os blocos como uma parede de pedras irregulares.

Os resultados são bastante interessantes:


7 Motivos para Odiarem o vosso Código

Mais orientado para os programadores, este artigo discute alguns pontos bem interessantes sobre a necessidade de odiarem o vosso código.
A maior parte delas tem a ver com o facto de, se "adorarem" o vosso código então estarão menos predispostos a melhorá-lo, ou a concentrarem-se naquilo que é realmente importante: o resultado final e a forma como o utilizador interage com a aplicação. É uma boa leitura, que aconselho a todos os programadores.

4 comentários:

  1. off:

    Ajuda:

    Tive este erro no youtube;

    while(1);{"errors": "I call shenanigans", "success": false}

    Não consigo ver o vídeo.

    ResponderEliminar
  2. Experimenta com outro browser, para ver se continua a acontecer.

    ResponderEliminar
  3. Já consigo ver o vídeo no youtube.

    ResponderEliminar
  4. @Carlos Martins

    Já consigo,obrigado. Foi só esperar.

    ResponderEliminar