Ja vos falei um pouco sobre o novo iPhone OS 4.0 da Apple, mas aos poucos lá se vão descobrindo mais alguns pormenores que nos chegam dos aventureiros que ja o instalaram nos seus iPhones.
Os vídeos vão surgindo, mostrando que o OS 4.0 se mexe com bastante fluidez (contrastando com o que aconteceu quando o OS 3.0 foi lançado inicialmente para os developers) mesmo com a sobrecarga extra das imagens de fundo que agora podemos ter nos iPhones (até ao momento apenas podíamos definir uma imagem para o "lock screen").
Como é habitual, há quem vá esmiuçando o novo iPhone OS e encontrando referências interessantes que fazem antever o que o novo iPhone poderá trazer: como uma referência ao iChat e uma câmara frontal e flash (será desta?)
O Spotlight permite agora fazer pesquisas directamente no Google e Wikipedia, o que é irá poupar alguns "toques" extra.
A parte das pastas está muito bem implementada, parabéns à Apple (que quase faz esquecer o tempo que demorou a fazê-lo)... mas adivinha-se já um grande falhanço que deveria ter merecido mais atenção: as notificações!
Ao que parece, o método de notificações permanece o mesmo, com uma janela "popup" que interrompe tudo o que se esteja a fazer; e pior que tudo, continua a mostrar apenas a última mensagem recebida, sem hipótese de ser ver as anteriores.
Talvez a Apple reconsidere o caso quando alguém lançar um "ataque" Denial-of-Service através deste serviço, enviando incessantemente notificações para um iPhone (o que impossibilitará o seu uso, já que o utilizador ficará constantemente inundado com novas caixas popup sempre que fechar uma delas.)
Com tanto show-off com o multitasking e as pastas "bonitos", não percebo porque motivo não perderam uns minutos extra a resolver esta questão das notificações PUSH. Bastava implementarem um método menos intrusivo de notificarem o utilizador (com uma mensagem "slider" que aparecesse/desaparecesse do ecrã) e acesso ao histórico das últimas notificações, permitindo apagá-las ou activá-las... Aliás, isso já está feito (para quem fez jailbreak aos seus iPhones.)
Será que teremos que esperar pelo iPhone OS 5.0 para vermos isto resolvido?
E já nem falo da questão de como mostrar uma notificação a intervalos regulares: o iPhone não tem qualquer led que possa piscar e informar o utilizador de que algo requer a sua atenção: passados alguns segundos após receber uma notificação, o ecrã apaga-se e assim permancerá até que o utilizador lá vá manualmente "acordar" o iPhone.
Algumas Apps já "deram a volta" ao problema, reenviando as notificações até que o utilizador responda, mas isso é uma solução insustentável (imaginem dezenas de Apps a lutarem entre si, enviando notificações para que fiquem "por cima das outras"! Lá estamos nós no caso do Denial-of-Service!)
Poder configurar o iPhone para acender ou piscar o ecrã para nos avisar nestas situações, seria uma das opções que poderia resolver este assunto (a par do histórico das notificações que permitisse ver as anteriores.)
Interrogo-me também como é que a Apple vai resolver o caso do "duplo-clique" para o multitasking; que até agora era programável para poder realizar várias funções: ir para os favoritos, aceder aos controlos iPod, etc.
Com esse duplo-clique a abrir o multitasking, isso passa agora a ser impossível... o que poderá angustiar alguns utilizadores que estejam habituados a isso para fazer essas operações mais comuns de forma imediata.
Já nem falo na questão dos icons dinâmicos (ainda tenho esperança que tal seja possível com as novas API) e que permitissem a uma App mudar de icon conforme os casos - para além dos "badges" das notificações.
Continua a irritar-me que o Weather (por exemplo) mostre sempre um Sol mesmo quando está a chover... Custaria assim tanto mostrar o icon de acordo com o tempo no local actual?
(Imagino que a Apple ache que uma App com um icon a variar pudesse confundir os utilizadores... mas... a esperança é a última a morrer.)
No entanto, parece que a nova versão traz um problema para os programadores...
ResponderEliminarSteve Jobs Has Just Gone Mad
http://whydoeseverythingsuck.com/2010/04/steve-jobs-has-just-gone-mad.html
Pessoalmente, preferia que a Apple não fosse mesquinha nesse sentido, mas há que admitir que têm as suas razões. Este post parece-me mostrar bem essa essa perspectiva sem ser de forma "fanática."
ResponderEliminarEssa dos icons dinâmicos não sei se iria gostar.
ResponderEliminarJá ando assim "à pesca" das aplicações quando nas actualizações mudam o seu icone.......
Se for (por ex.) tipo como colocar um nº pequeno no icone do mail a indicat o nº de mensagens por ler....... ainda é aceitável. Ou mudar a data no calendário para o dia actual.
Algo que seja "subtil".
Sim, é por isso que não tenho grandes esperanças que a Apple permita isso... Mas que abriria possibilidades interessantes, isso ninguém pode negar. :)
ResponderEliminarEu cá ando desconfiado com o multitasking:
ResponderEliminar"The multitasking in iPhone OS 4.0 is not the that we see on Windows Mobile, Android, or jailbroken iPhones" (ars technica) http://bit.ly/aOLr6P
De maneiras que OS 4.0 só instalo depois de sair o jailbreak.
Outro artigo "Why Apple Changed Section 3.3.1" (ars technica) http://bit.ly/cmk3yw
ResponderEliminarAcho que o "Aberto até de Madrugada" já merecia um spinoff..."Aberto até de Madrugada - Apple version". ^^
ResponderEliminarNestas alturas, não há como negá-lo... a Apple sabe colocar toda a gente a falar dela.
ResponderEliminarMas ainda vamos ter um período de descanso... até que comecem os rumores do novo iPhone. :)
E parece que já andam em cima do jailbreak para a versão 4.
ResponderEliminarhttp://www.mobilecrunch.com/2010/04/09/iphone-os-4-0-jailbreak/