2010/04/09

iPhone OS 4.0 - Bom mas Ainda a Melhorar

Ja vos falei um pouco sobre o novo iPhone OS 4.0 da Apple, mas aos poucos lá se vão descobrindo mais alguns pormenores que nos chegam dos aventureiros que ja o instalaram nos seus iPhones.


Os vídeos vão surgindo, mostrando que o OS 4.0 se mexe com bastante fluidez (contrastando com o que aconteceu quando o OS 3.0 foi lançado inicialmente para os developers) mesmo com a sobrecarga extra das imagens de fundo que agora podemos ter nos iPhones (até ao momento apenas podíamos definir uma imagem para o "lock screen").

Como é habitual, há quem vá esmiuçando o novo iPhone OS e encontrando referências interessantes que fazem antever o que o novo iPhone poderá trazer: como uma referência ao iChat e uma câmara frontal e flash (será desta?)

O Spotlight permite agora fazer pesquisas directamente no Google e Wikipedia, o que é irá poupar alguns "toques" extra.

A parte das pastas está muito bem implementada, parabéns à Apple (que quase faz esquecer o tempo que demorou a fazê-lo)... mas adivinha-se já um grande falhanço que deveria ter merecido mais atenção: as notificações!

Ao que parece, o método de notificações permanece o mesmo, com uma janela "popup" que interrompe tudo o que se esteja a fazer; e pior que tudo, continua a mostrar apenas a última mensagem recebida, sem hipótese de ser ver as anteriores.

Talvez a Apple reconsidere o caso quando alguém lançar um "ataque" Denial-of-Service através deste serviço, enviando incessantemente notificações para um iPhone (o que impossibilitará o seu uso, já que o utilizador ficará constantemente inundado com novas caixas popup sempre que fechar uma delas.)


Com tanto show-off com o multitasking e as pastas "bonitos", não percebo porque motivo não perderam uns minutos extra a resolver esta questão das notificações PUSH. Bastava implementarem um método menos intrusivo de notificarem o utilizador (com uma mensagem "slider" que aparecesse/desaparecesse do ecrã) e acesso ao histórico das últimas notificações, permitindo apagá-las ou activá-las... Aliás, isso já está feito (para quem fez jailbreak aos seus iPhones.)

Será que teremos que esperar pelo iPhone OS 5.0 para vermos isto resolvido?

E já nem falo da questão de como mostrar uma notificação a intervalos regulares: o iPhone não tem qualquer led que possa piscar e informar o utilizador de que algo requer a sua atenção: passados alguns segundos após receber uma notificação, o ecrã apaga-se e assim permancerá até que o utilizador lá vá manualmente "acordar" o iPhone.
Algumas Apps já "deram a volta" ao problema, reenviando as notificações até que o utilizador responda, mas isso é uma solução insustentável (imaginem dezenas de Apps a lutarem entre si, enviando notificações para que fiquem "por cima das outras"! Lá estamos nós no caso do Denial-of-Service!)
Poder configurar o iPhone para acender ou piscar o ecrã para nos avisar nestas situações, seria uma das opções que poderia resolver este assunto (a par do histórico das notificações que permitisse ver as anteriores.)


Interrogo-me também como é que a Apple vai resolver o caso do "duplo-clique" para o multitasking; que até agora era programável para poder realizar várias funções: ir para os favoritos, aceder aos controlos iPod, etc.
Com esse duplo-clique a abrir o multitasking, isso passa agora a ser impossível... o que poderá angustiar alguns utilizadores que estejam habituados a isso para fazer essas operações mais comuns de forma imediata.


Já nem falo na questão dos icons dinâmicos (ainda tenho esperança que tal seja possível com as novas API) e que permitissem a uma App mudar de icon conforme os casos - para além dos "badges" das notificações.
Continua a irritar-me que o Weather (por exemplo) mostre sempre um Sol mesmo quando está a chover... Custaria assim tanto mostrar o icon de acordo com o tempo no local actual?
(Imagino que a Apple ache que uma App com um icon a variar pudesse confundir os utilizadores... mas... a esperança é a última a morrer.)

9 comentários:

  1. No entanto, parece que a nova versão traz um problema para os programadores...

    Steve Jobs Has Just Gone Mad
    http://whydoeseverythingsuck.com/2010/04/steve-jobs-has-just-gone-mad.html

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente, preferia que a Apple não fosse mesquinha nesse sentido, mas há que admitir que têm as suas razões. Este post parece-me mostrar bem essa essa perspectiva sem ser de forma "fanática."

    ResponderEliminar
  3. Essa dos icons dinâmicos não sei se iria gostar.
    Já ando assim "à pesca" das aplicações quando nas actualizações mudam o seu icone.......

    Se for (por ex.) tipo como colocar um nº pequeno no icone do mail a indicat o nº de mensagens por ler....... ainda é aceitável. Ou mudar a data no calendário para o dia actual.
    Algo que seja "subtil".

    ResponderEliminar
  4. Sim, é por isso que não tenho grandes esperanças que a Apple permita isso... Mas que abriria possibilidades interessantes, isso ninguém pode negar. :)

    ResponderEliminar
  5. Os_Passos9/4/10 22:42

    Eu cá ando desconfiado com o multitasking:

    "The multitasking in iPhone OS 4.0 is not the that we see on Windows Mobile, Android, or jailbroken iPhones" (ars technica) http://bit.ly/aOLr6P

    De maneiras que OS 4.0 só instalo depois de sair o jailbreak.

    ResponderEliminar
  6. Os_Passos10/4/10 01:03

    Outro artigo "Why Apple Changed Section 3.3.1" (ars technica) http://bit.ly/cmk3yw

    ResponderEliminar
  7. Acho que o "Aberto até de Madrugada" já merecia um spinoff..."Aberto até de Madrugada - Apple version". ^^

    ResponderEliminar
  8. Nestas alturas, não há como negá-lo... a Apple sabe colocar toda a gente a falar dela.

    Mas ainda vamos ter um período de descanso... até que comecem os rumores do novo iPhone. :)

    ResponderEliminar
  9. E parece que já andam em cima do jailbreak para a versão 4.
    http://www.mobilecrunch.com/2010/04/09/iphone-os-4-0-jailbreak/

    ResponderEliminar