2010/05/26

NavPT forçado a Aterrar?

Lembram-se do NavPT, aquele fabuloso projecto português feito por um grupo de amigos amantes da aviação e que permitia acompanhar os vôos em redor do aeroporto de Lisboa, ouvir as conversas entre a torre de controlo e o avião e até ver a vista simulada do cockpit?


Pois bem, parece que o site foi forçado a aterrar por ordens "superiores" por - imaginem só - "pôr em causa a segurança da aviação civil"???

Enquanto aguardo por mais informações, interessará relembrar que o site disponibilizava apenas informações e dados acessíveis publicamente.
Aliás... tão acessíveis são que existem muitos outros sites que disponibilizam informações idênticas, incluindo as dos vôos no nosso país:

Portanto, se o argumento que levou ao encerramento do site forem efectivamente as "questões de segurança"... será como colocar uma cortina numa janela aberta como método anti-intrusão! (Até faz lembrar o Ravenous Bugblatter Beast of Traal do Douglas Adams - algo que se torna ainda mais curioso já que o site foi encerrado ontem, 25 de Maio, precisamente no dia da toalha a ele dedicado!)

Como teoria da conspiração, poderia também arranjar outros motivos, como: permitir aos portugueses ver o real volume de tráfego existente no Aeroporto de Lisboa... e talvez colocar em causa a necessidade de construção de um novo aeroporto; ou então encerrarem este site para daqui por umas semanas adjudicarem um contrato para construção de um site em tudo idêntico, mas que nos custará "milhões de euros"!
Mas serão apenas especulações...

Irei manter-vos informados sobre os desenvolvimentos que se seguirem... mas será triste se se vier a revelar que o encerramento do site partiu efectivamente de ordem "superior".


Actualização: 

Efectivamente, parece que há mesmo leis no nosso país que impedem a captação deste tipo de sinais, sendo que o site violava o artigo 194 e 276 do Código Penal.
Portanto, por muito injusto que possa parecer, e por muita vontade que tenhamos de ver o NavPT a "voar" novamente, parece que será impossível até que essas leis mudem - ou que alguma autorização oficial seja conseguida.
Pessoalmente, compreendo perfeitamente a posição do(s) seu(s) criadores... Por muito que se goste de um projecto, quando se começam a arrastar as coisas para os tribunais, há que decidir se vale a pena investir tempo e dinheiro em algo que à partida vai contra as tais leis.

Quanto aos restantes sites internacionais que ainda mostram os dados dos nossos aviões e embarcações, todos receptores em território nacional que forneçam essas informações estão igualmente em situação ilegal e sujeitos a acções judiciais.

Infelizmente... é assim. :(

Até breve NavPT.

18 comentários:

  1. é triste. vamos lá a ver os desenvolvimentos.

    ResponderEliminar
  2. João Sousa26/5/10 10:00

    "...será como colocar uma cortina numa janela aberta como método anti-intrusão!"

    Se for uma cortina de ferro...

    ResponderEliminar
  3. @João

    Nem que fosse uma dessas... veja-se o resultado que teve. :)

    ResponderEliminar
  4. É triste o nosso pais :(

    ResponderEliminar
  5. é perigoso para a aviaçao nacional!

    ResponderEliminar
  6. Tenham atenção... o que se diz nem sempre corresponde a realidade

    Cumpts

    ResponderEliminar
  7. Existe muita gente que gosta de fazer bluff! cuidado eles andam aí... nao caiam na primeira historia que lhes contam existe sempre outro lado... procurem o outro lado.

    ResponderEliminar
  8. A mim parece-me que não foi por "ordem superior" mas sim por "inépcia inferior". Pior ainda, o tempo dirá se não foi por "ambição inferior"...

    ResponderEliminar
  9. A mim parece-me que não foi por "ordem superior" mas sim por "inépcia inferior". Pior ainda, o tempo dirá se não foi por "ambição inferior"...

    ResponderEliminar
  10. A mim parece-me que não foi por "ordem superior" mas sim por "inépcia inferior". Pior ainda, o tempo dirá se não foi por "ambição inferior"...

    ResponderEliminar
  11. A mim parece-me que não foi por "ordem superior" mas sim por "inépcia inferior". Pior ainda, o tempo dirá se não foi por "ambição inferior"...

    ResponderEliminar
  12. Como disse, continuo a aguardar por informações "oficiais" por parte dos responsáveis do site.
    Até lá, tudo não passam de suposições; mas todas as informações serão bem vindas.

    ResponderEliminar
  13. O rei morreu. Viva o rei!
    O localizatodo já tem cobertura do território português, melhor até do que a que tinha o NavPT.
    Voltamos ao activo. Toca agora de fazer aplicações iPhone para o localizatodo. Isto tem muito mais do que só aviões.
    Parabéns ao NavPT pelo trabalho desenvolvido!
    Fica aqui o link:

    http://www.localizatodo.com/mapa

    ResponderEliminar
  14. O projecto NavPT morreu.
    Os autores do projecto receberam um email da NAV - Navegação Aérea de Portugal, E.P.E., acusando-os de diversos crimes, e ameaçando denúncia às autoridades caso o projecto persistisse, dispondo-se no entanto a esquecer estes crimes caso o projecto fosse rapidamente terminado.
    As opiniões dividiram-se e não houve consenso sobre a atitude a tomar.
    O Ricardo Lopes era o programador do projecto e detinha portanto todas as ferramentas de acesso ao site e respectiva infraestrutura. A sua decisão foi amotinar-se e tomar de assalto o projecto NavPT, sem o consentimento e acordo do Eduardo. O site foi fechado, deixando-se apenas a lista de email e um espaço de mensagens.

    É importante referir, que estes espaços (lista e site) têm o acesso controlado e estão sujeitos a censura:
    1. Todas as mensagens deixadas no site e que não sejam do agrado do Ricardo Lopes são censuradas.
    2. Os endereços do Eduardo Arraia e de muitos (quase todos) dos seus mais próximos amigos foram excluídos da lista NavPT.
    3. O próprio Mário Osório, também colaborador do projecto, ao anunciar a cobertura do território português pelo localizatodo, viu o seu endereço de email removido da lista, certamente por veicular informações em tom contrário aos interesses do Ricardo Lopes.

    Tais são, portanto, o ambiente actual da lista NavPT onde vos encontrais inseridos e a índole do seu autor, Ricardo Lopes.

    Uma vez que o projecto NavPT morreu, importa encontrar alternativas para este espaço. Neste momento, o localizatodo fornece uma cobertura muito razoável do território nacional, e está a ser criado um novo espaço de discussão, desta vez na forma de forum. A ênfase é posta nos serviços de representação gráfica do tráfego aéreo, tal como o NavPT, do qual existem muitos exemplos por esse mundo fora, mas muitos outros temas serão ali tratados, como as comunicações, o ATC, as técnicas e equipamentos aeronáuticos, os equipamentos domésticos de recepção de ADS-B e comunicações aeronáuticas, e muitos outros temas ligados à aviação.

    Este forum tem o seguinte endereço: http://www.phpbb88.com/adsbpt/

    O acesso é livre, e está aberto a todos os interessados sem restrição. Embora moderado, não está sujeito a censura. Também terá um espaço dedicado à história do NavPT e aos seus pormenores bem como à discussão do futuro de projectos similares em Portugal.

    PS: tentou-se enviar este e-mail para a lista, mas foi censurado!

    ResponderEliminar
  15. @Eduardo

    Obrigado pela informação.

    ResponderEliminar
  16. Boas,
    Ja temos o trafego em real-time em LPPT...
    http://casper.frontier.nl/ mas muito melhor que o Navpt!
    A não perder! vao lá ver e depois digam se eu tenho razão.
    Abraços

    ResponderEliminar
  17. Pelas últimas informações que consegui descobrir, há efectivamente leis que tornavam o NavPT num site "ilegal".

    É triste, é injusto... mas contra leis não há argumentos. :(

    Esperemos que o encerramento e "barulho" causado sirva ao menos para sensibilizar as entidades responsáveis, por forma a que seja possível obter algum tipo de autorização para o fazer de forma legal.

    ResponderEliminar
  18. João Maiato16/8/10 17:23

    Não consigo entender certas coisas.Só agora descobri,queria aterrar e a pista está encerrada.Tanta coisa má e perigosa anda na NET e continua e uma coisa destas é iliminada.Devia ser espectacular tenho pena.Vejo que há muita gente fascinada com este tipo de entertenimento como eu.Obrigado

    ResponderEliminar