2010/06/25

Notícias do Dia

 Nokias, Symbian, Androids, Vuvuzelas, Chip 7, iPhone... não há nada que falte neste resumo de hoje com notícias para todos os gostos! :)

Nokia abandona Symbian nos "N"?


Há rumores que apontam para que a Nokia vá finalmente abandonar a plataforma responsável pelo seu sucesso: dizem que o N8 será o último smartphone série N da Nokia a utilizar o Symbian... e que os futuros modelos passarão a utilizar o MeeGo.
Pessoalmente, nunca engracei com o Symbian, pelo que - a verificar-se esta notícia - não me vai deixar ficar saudades. Quanto ao MeeGo, será sem dúvida uma plataforma bem mais interessante para competir na arena mobile da actualidade e do futuro.
Quanto aos fãs do Symbian, certamente poderão a encontrar modelos Nokia de outras séries que ainda o mantenham.



Android com Remoção Remota de Apps

A Amazon já o fez (e foi duramente criticada) com os seus conteúdos no Kindle, a Apple pode fazê-lo no iPhone, e agora é a vez do Google exercer o seu direito de remover remotamente Apps que tenham instaladas nos vossos dispositivos Android.
É como tudo, a funcionalidade assenta em bons motivos: remover Apps maliciosas que os utilizadores possam ter instalado nos seus Androids por engano. Resta-nos esperar que seja utilizada com consciência, e apenas quando devidamente justificada.
Seja como for, quando o poder está "do lado de lá", há sempre alguém que terá que ser reponsável pelo que é "aceitável" ou não... e corre-se sempre o risco de nem sempre as opiniões serem coincidentes.
Dito isto, não vamos fazer qualquer paralelo entre a App Store da Apple e o App Market do Android - seria como comparar uma cadeia de baixa segurança - onde é necessário pagar para entrar! - com um jardim público. ;)


Windows Phone 7 - Agora com Publicidade

Se pensavam que iam continnuar a estar livres de publicidade na plataforma mobile da Microsoft, desenganem-se os conteúdos publicitários irão estar bem integrados no Windows Phone 7.
O objectivo é personalizar cada vez mais a experiência, para que os anúncios sejam realmente vocacionados para os interesses de cada utilizador - e desde que não sejam abusivos, nada tenho contra. Mas... primeiro é preciso ver que adesão irão ter os futuros aparelhos... que continuam longe das mãos dos consumidores.


Vuvuzela já chegou ao YouTube

Quando esta praga chega ao YouTube, é sinal que é mesmo uma "praga"! Sim, depois de várias emissoras terem implementado um filtro para calar este incómodo chinfrim, é a vez do YouTube colocar as vuvuzelas nos seus vídeos. O mundo está perdido!


Operadora TIM desbloqueia iPhones dos clientes

Ora aqui está algo que espero ver a Vodafone a fazer a curto prazo - em vez de andar a adiar a situação e escudar-se nos prazos para que a nova lei entre efectivamente em vigos. Os clientes da operadora TIM certamente terão ficado agradecidos quando, ao instalar o novo iOS4 viram uma mensagem dizendo que os seus equipamentos estavam agora desbloqueados - permitindo a utilização de cartões SIM de outros operadores.
Por cá, quanto mais teremos que esperar?


Nova Chip7

Afinal, faliu mas não morreu: a Chip7 está de regresso com cara lavada e nova gerência. A Chip 7 passa a pertencer aogrupo Strongpage, e poderá assim continuar a existir na praça pública, proporcionando os serviços bem conhecidos de muitos portugueses.


iPhone 4 com botões ao contrário


problemas que poderão não ser problema, ou abertos a interpretações... mas há outros que demonstram que contra factos não há argumentos: há pelo menos um feliz possuidor de um iPhone 4 que reparou que os botões do volume estavam trocados!

Ora porquê "feliz"? Porque certamente ainda o poderá vender no Ebay como sendo uma raridade! ;)

... e enquanto isso, um funcionário da Foxconn, empresa que montou os equipamentos, estará neste momento a pensar: "Fui eu! Fui eu! Olhem a minha obra de arte!"

Enquanto isso, haverá também quem imagine que isto possa ter sido um "fake", de alguém que abriu e trocou os botões... (Não faço ideia que tipo de controlo de qualidade a Apple terá na fase final de verificação do produto - mas se têm deixado sair modelos com o ecrã ainda "a colar"... não me admira nada que possa ter passado também um modelo com botões ao contrário. :)


QR Code

E para terminar... e para verem que me estou a dedicar de espírito e alma à análise do HTC Desire... aqui fica um QR Code. ;P

15 comentários:

  1. "Nokia abandona Symbian nos "N"?" O problema disto é que o MeeGo assim como o iOS e o Android são sistemas operativos mais pesados e necessitam de mais hardware logo são mais caros. :s

    "Vuvuzela já chegou ao YouTube"
    Eu já tinha reparado isto mas sempre que testei ainda se ouve mais o barulho das vuvuzelas LOL e agora até podemos ver qualquer video a ouvir as vuvuzelas :D

    ResponderEliminar
  2. @metRo_

    Sim, por isso é que (pelo menos por agora) estão a "abandonar"o Symbian apenas nos topo-de-gama, onde o Symbian, sinceramente, já não é capaz de competir com a concorrência.

    ResponderEliminar
  3. Experimentem ver no google maps a morada da empresa que gere a chip7. ;o)

    ResponderEliminar
  4. QR Code: http://abertoatedemadrugada.com/
    so publicidade, este Carlos.

    ResponderEliminar
  5. Nem fui eu que fiz... foi-me mandado por um amigo que diz que eu devia meter no site e por todo o lado... :)

    ResponderEliminar
  6. @metRo_, os nokias sempre foram caros. e maus. demasiado "overpriced" para o hardware que traziam. por isso o preço deve ser o mesmo. e aposto que vão continuar a ser lentos.

    de qq maneira quem quer comprar um bom telemóvel nunca compra nokia.

    ResponderEliminar
  7. @Anónimo

    Discordo um pouco com o teu ponto de vista, no sentido em que dizes que quem quer um bom telemóvel não compra Nokia. Eu acho que é exactamente o contrário...

    Eu, tu e muitos outros milhões é que temos preferência pelos iPhone, Android, ou WinPhone, porque existem biliões que nem sabem o que é isso e dizem logo que Nokia é que é.... ou achas que eles sabem o que é o Symbian ?

    A Nokia faz bem em mudar o software, e eu até digo que se eles fizessem um parceria com o Google/Android em 3 ou 4 modelos Nokia isso colocaria o Android no topo da plataforma movél em 3 tempos!!!

    ResponderEliminar
  8. Realmente a Nokia tem de mudar o seu OS e parece que esse MeeGo não será uma má aposta. Melhor teria sido se apostassem no Android e aí competiriam com "armas" mais parecidas. Contudo, o que me parece é que a Nokia já está a chegar tarde...
    Sou um dos muitos escaldados com Nokia e pessoalmente já não posso nadinha com a marca (e não é por ter um iPhone), que a considero ser uma marca que representa o convencional e o passado. Os mais recentes smart-phones, nomeadamente a geração touch tipo iPhone, representam o futuro.

    Essa do QR Code... serviu para testar a aplicação para os ler. Mas não fez sentido estar no Aberto até de madrugada e... ser enviado a conhecer o Aberto até de Madrugada. Cralos, acho que faria mais jeito se o code estivesse nos teus outros blogs todos.

    Ainda bem que a Chip7 se manteve pois ainda cheguei a adquirir umas coisas lá... e certas vezes até de última hora. Mas com tantas lojas a vender o mesmo é dificil realmente.

    ResponderEliminar
  9. João Sousa26/6/10 13:50

    Eu sei que não devo ser o utilizador de telemóveis típico deste "auditório". Quem ao fim de 14 anos está no seu quinto aparelho, usou um durante seis ou sete anos e não destruiu qualquer um deles em seis meses, deve parecer um blasfemo. :-) Por isso, a minha amostra não é particularmente abrangente e nem sequer engloba os chamados smartphones. Mas posso dizer isto, em desacordo com o Anónimo e o Arm: de longe e sem qualquer disputa possível, o melhor aparelho que me passou pelas mãos, em TODOS os aspectos, foi um Nokia. Tanto assim foi que, passados nove meses de o ter substituído por outra marca, já estou a ponderar comprar um Nokia no final do Verão. E eu NUNCA antes substituí um telefone ao fim de um ano.

    É verdade que, tendo custado na altura 130 euros, foi acima do meu hábito que é nunca dar mais de 100 por algo que está sujeito a cair, partir-se ou perder-se. Mas valeu todos os cêntimos que paguei a mais. É curioso: não é isto o que os utilizadores Apple costumam dizer, que pagam um pouco mais mas esse investimento adicional acaba por valer a pena?

    --

    Eu estou certo ao dizer que a Nokia não tem um único modelo de telemóvel com Windows Mobile? Aliás, não são todos os modelos da Nokia controlados por SOs da própria? É por isto que eu acho que sugerir, como fizeram o Arm e o Nasp, que a Nokia devia começar a abraçar o Android é um pouco como sugerir, há uns 15 anos, que a Apple devia começar a vender computadores com Windows. Fizesse a Apple isto e deixaria de ser A Apple, passando a ser pouco diferente de uma Dell ou uma HP. Fizesse a Nokia aquilo e passaria a ser um assemblador de smartphones pouco diferente de uma HTC, enquanto o mercado caminharia para uma saturação de 90% Google e 10% para Microsoft e Apple.

    Não. A bem da diversidade, acredito que o mercado precisa de uma Nokia saudável. O que esta devia era reduzir a sua vastíssima gama de telemóveis. Quero dizer, ter a oferta fragmentada por dúzias e dúzias de modelos já não me parece ser descritível como diversidade mas sim desorientação.

    ResponderEliminar
  10. Eu também tive apenas 2 ou 3 telemóveis por mais de uma década.
    O 1º foi um saudoso motorola... que durou mais de 5 ou 6 anos, e que só troquei quando fiquei apaixonado por um Samsung de tamanho super-reduzido (SGH-500 ou 600, já nem me lembro)...
    Que depois troquei pela sua evolução... e que novamente durou muitos e longo anos... com a plena consciência de que a poupança seria para depois entrar no mercado das "roubalheiras".

    Vindo desses tempos, onde um telemóvel de 100 e tal euros dava para muitos e longos anos, para os dias de hoje, onde aparelhos de 500 e 600 euros são "trocados" anualmente... não deixa de ser assustador.
    Pessoalmente, dou-me por feliz por poder dar-me a esse luxo... Mas até eu tenho que definir prazos e objectivos (razão que me impediu, por exemplo, de comprar o actual iPad - já que, estou disposto a trocar de smartphone anualmente, mas não estou disposto a investir anualmente em dois dispositivos nesta gama de preços.)

    Felizmente começam a surgir alternativas, quer com os smartphones Android, quer brevemente nos tablets, e com preços na casa dos 200-300€, será mais fácil ser-se tentado a "investir" nestas nossas manias. :)

    ResponderEliminar
  11. Eu passei por vários telemóveis nos 16 anos de exstência no Brasil, os primeiros chegaram com ares de luxo para pouquíssimos usuários.

    Os preços do aparelho quanto da linha eram bem proibitivos. E o sinal nem era tão bom.
    Paguei no meu primeiro tijolo mais linha, 1500 dolares.

    Passei por mais outros dois tijolos antes de começarem com os telemóveis pequenos, mas ainda monocromáticos. Quando eu já via telemóveis coloridos e com ícones, em telemóveis trazidos do japão por amigos, mas que nao funcionavam por aqui.

    Passamos por Banda A, Banda B, CDMA, TDMA...
    Eu já tive telemóveis da NEC, Ericsson, Motorola, Nokia, Sony Ericsson e Samsung (este último já na era Apple, mas que não atendiam minhas necessidades).

    Sempre paguei caro em meus telemóveis, com uma média de 800 dolares em cada até os dias de hoje. Com uma troca média de 2 em 2 anos nesses 16 anos.

    Ainda lembro do meu Sony Ericsson P800 em 2002, que custava 2000 dolares nas lojas, mas consegui um no mercado paralelo por 800 dolares. Foi o que me introduziu aos telemóveis toutchscreen. :)

    Hoje em dia existe uma infinidade de opções, e a troca deve ser mais constante com tanta tecnologia sendo introduzida cada vez mais rápida no mercado.

    ResponderEliminar
  12. Por acaso desconhecia esta funcionalidade (se é que se pode chamar assim) do Android.
    Esta situação que aconteceu com o Android não se comparar ao que a Amazon fez com o Kindle ou a Apple faz com muitos dos produtos na Appstore (o que demonstra o que poderá fazer com este controlo que tem sobre os novos dispositivos).
    Em primeiro temos que ver como é que as diferentes empresas usam o seu poder:
    Neste caso a Google fê-lo em prol da segurança. O que pode ser considerado algo bom.
    A Amazon fê-lo em prol dos lucros e atacando a liberdade de partilhar dos consumidores. Isto não é nada bom.
    A Apple constantemente rejeita e remove aplicações da Appstore que simplesmente não gosta!
    Portanto e resumindo, tanto a Apple como a Amazon usaram o seu poder não porque estavam preocupados com a segurança (ou qualquer outro aspecto) dos seus utilizadores,
    mas sim por causa dos lucros.
    Mas agora é que vem a verdadeira diferença. O Android é software livre, ou seja, qualquer pessoa pode exercer as 4 liberdades essenciais e fazer uma versão modificada com esta funcionalidade removida.
    Podemos dizer o mesmo do Kindle ou de qualquer outro produto da Apple? Não.

    ResponderEliminar
  13. Parece que o objetivo do youtube não foi retirar o som das vuvuzelas mas sim permitir que se possa adicionar o som aos videos: http://www.tvi24.iol.pt/portal-iol/vuvuzelas-youtube-tecnologia-mundial-internet-agencia-financeira/1173032-5282.html

    O que me parece ser o mais verdadeiro.

    ResponderEliminar
  14. @metRo_ e é exactamente o que diz no post: «é a vez do YouTube colocar as vuvuzelas nos seus vídeos»

    ResponderEliminar
  15. Sim, mas originalmente tinha pensado q era pra calar as vuvuzelas. Só depois é q editei. Portanto, é provável q nalgum feedainfa esteja a versão original.

    ResponderEliminar