2010/06/25

Os Problemas do iPhone 4

Poucas horas após o início da comercialização do iPhone 4 vários problemas começaram a ser apontados por diversas pessoas.
E como sempre, no caso de um produto com tantos adoradores e detractores, tudo é rapidamente exagerado e exacerbado.


Os problemas de Rede


Talvez o "problema" mais polémico e que tem sido mais discutido: diz-se que se se pegar no novo iPhone 4 com a mão esquerda, se fica sem sinal.

Ora... (e já me mentalizando para a enxurrada de comentários que aí virá chamando-me de fanboy) vamos lá ver o que se passa afinal:

O novo iPhone 4 tem uma diferença significativa relativamente aos iPhones anteriores, sendo que a sua estrutura metálica exterior serve de antena (várias antenas, para ser mais correcto.)

Em primeiro lugar, quem tem experimentado o iPhone 4 tem dito que o equipamento tem melhor recepção que os modelos anteriores - e que portanto, o novo sistema das antenas funciona.

Em segundo lugar, qualquer telemóvel, com antena interior ou exterior, é afectado não só pela forma como se toca nele como também pelo posicionamento das mãos, corpo, ou qualquer outro objecto nas imediaçãos (caso ainda mais notório quando num local com pouca cobertura.)

Nalguns casos isso pode até ser benéfico, como no famoso caso de encostar um comando do automóvel à cabeça para ampliar o seu alcance - mas na maior parte dos casos, não o é.

No caso do novo iPhone 4, o problema maior parece ser quando se toca numa das zonas que faz a separação entre a antena e outro segmento.


Ora, isto não quer dizer que vá acontecer com todas as pessoas e em todas as situações - há inúmeros relatos de quem não tenha conseguido repetir a experiência de forma consistente. Resta saber apenas se em uso normal o posicionamento daquela "separação" será propício a que se toque constantemente ou não - mas isso digo-vos mal tenha um nas mãos (e não esquecer que dependerá também de muitos factores externos: humidade da pele, do ambiente, etc.)
No melhor dos casos, não irão notar qualquer problema - no pior dos casos, poderá fazer com que seja aconselhável que utilizem uma protecção isoladora, como a que a própria Apple apresentou.

Mas para que fique bem claro: isto não é um verdadeiro "problema", e nem sequer é exclusivo do iPhone 4.
Aqui está um vídeo que demonstra perfeitamente como "pegar" num telemóvel (neste caso um iPhone 3G) afecta o sinal:



E para que não digam que isto é exclusivo dos iPhones, aqui está um vídeo que fiz rapidamente com o HTC Desire que tinha à mão, para mostrar o mesmo efeito (e sem sequer tocar no aparelho):



Como fica claramente demonstrado, nem é preciso sequer tocar no aparelho: e afecta tanto o sinal 3G, como também o WiFi. (Relembro que isto não é novidade nenhuma ;P)
E se isto acontece com a mão, imaginem o que acontece quando estão a efectuar uma chamada, com o aparelho "entalado" entre a vossa cabeça e a vossa mão.

Até o próprio Steve Jobs tem respondido aos emails sobre este assunto:
Gripping any phone will result in some attenuation of its antenna performance, with certain places being worse than others depending on the placement of the antennas. This is a fact of life for every wireless phone. If you ever experience this on your iPhone 4, avoid gripping it in the lower left corner in a way that covers both sides of the black strip in the metal band, or simply use one of many available cases.

Quanto aos motivos que levam a que as antenas sejam colocadas na parte inferior onde estão mais sujeitas a serem cobertas pelas mãos, do que na parte superior, mas desimpedida... isso deve-se aos regulamentos que limitam a potência e radiação que chega à cabeça das pessoas.


Ecrã com manchas amarelas


Quanto às manchas amarelas que alguns utilizadores relataram ver no retina display dos seus iPhone 4, parece que o caso está igualmente explicado: trata-se apenas do processo de adesão das várias camadas do vidro (no novo iPhone 4 o display, touchscreen e vidro formam uma peça única) e que devido à velocidade com que os equipamentos têm saído das linhas de produção, ainda não tinha tido tempo para ser estar finalizado.

Alguns utilizadores já disseram que as manchas desapareceram ou diminuiram - e esse "problema" deverá desaparecer por completo nos próximos dias.

32 comentários:

  1. Eu acho que é uma forma da Apple converter os esquerdinos. Pegar no iPhone com a mão esquerda é errado, a não ser que comprem a capa protectora para esquerdinos disponível por apenas $30! Heheheh

    ResponderEliminar
  2. Não te vou chamar de fanboy... Mas quanto ao assunto das várias antenas, acho que não tens razão Carlos. Isto porque eu tenho um Nokia E72, que implementa a mesma solução, fazer das partes metálicas antenas. A capa da bateria é a antena de GPS / Wi-Fi, o aro superior é a antena UMTS/GSM e a inferior para o bluetooth ... e tudom funciona bastante bem.
    O que eu te quero dizer com tudo isto, é que o facto de a recepção de sinal, não se deve apenas às 2 antenas se tocarem, mas também ao sinal que perdem quando em contacto com mão.
    E sabes Carlos, não devem ser as pessoas as adaptarem-se à tecnologia, mas sim a tecnologia adaptar-se às pessoas...
    Esta é só a minha opinião :)

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo
    Como disse, até o ter na mão, estou apenas a "teorizar" com base no que conheço e vejo.

    Quanto ao Nokia E72, sei bem do que falas: tenho um amigo com um, que GPS... nem apanha. :)
    Mas até posso fazer o teste com o dele, e ver até que ponto a mão afecta a recepção.

    Como demonstrei - em vídeo - nem sequer é preciso tocar num telemóvel (neste caso o HTC Desire) para afectar o sinal. E isso acontece com todos os aparelhos.
    Agora, nada impede que os equipamentos reajam mais lentamente na forma como mostram o sinal (o próprio iPhone teve updates relativamente a isso.)

    Eu tenho o azar (ou sorte, para este caso) de estar num local onde tenho sinal bastante fraco, e que permite fazer estes testes "no limite."

    Claro que, idealmente, todos teríamos ainda os primeiros telemóveis, com 4W de potência, que fritariam tudo ao seu alcance e não havia problemas de mãos ou cabeças no caminho... Mas nestas gerações com antenas internas... com barras a mexer ou não... tudo se resume à física da coisa: Antena->frequências->atenuação da mão/cabeça->etc.

    Nos EUA será mais problemático (lá sempre tiveram problemas com chamadas a cair, devido à deficiente cobertura 3G da AT&T - não é novidade nenhuma)... por cá, que temos boa cobertura e redes... duvido seriamente se isto poderá ser considerado "problema".
    E mesmo assim, volto a referir que há também inumeros relatos que a recepção melhorou com o iPhone 4 relativamente ao anterior.

    Mas... já se sabe como são estas coisas... :)

    ResponderEliminar
  4. O que faz com que te ache fanboy é o facto de defenderes o iPhone utilizando outros telemoveis para dizer que tambem têm o mesmo problema. Pareces os meus pais quando eu chegava a casa e dizia que tive má nota num teste mas que toda a gente teve e os meus pais diziam que não lhes interessava os outros queriam era saber de mim mas depois diziam que eu devia estudar para ter boas notas como o xpto e eu ai respondia que não lhes interessava os outros :p

    ResponderEliminar
  5. PS: Se não apanha GPS no E72 deve ter algum problema ou está dentro de casa, andei com o do meu primo uns dias e é excelente esse telemovel, super rapido em tudo o que faz, e nunca tive problemas com o GPS mesmo na janela de casa!

    ResponderEliminar
  6. @metRo_

    Agora sou fanboy por apenas constatar as leis da física? ;)

    Por alguma coisa disse que isto nem sequer é "problema", e para o demonstrar mostrei um vídeo do mesmo fenómeno no iPhone anterior, e num HTC Desire.

    Não estou a defender seja o que for mas simplesmente a mostrar que isto não é novidade nenhuma e que sempre afectou *todos* os equipamentos - quer o demonstrem nas "barras" ou não.

    São *factos*... agora cada um que os interprete como quiser.

    Como disse, vou abster-me de mais comentários até ter um na mão, e ver se há algum "ponto mágico" que faz com que as chamadas vão abaixo... Porque fora isso, saber que a posição da mão afecta o sinal... é um falso "problema", com o qual estou bem familiarizado desde... o tempo em que tinha telemóveis com antena. :)

    ResponderEliminar
  7. @metRo_

    Alto! Então... na Nokia basta haver um que funcione bem para ignorar os outros que têm problemas?... HUmmm...

    Só na Apple é que os 0.005% (se assumirmos que houveram 50 mil relatos - e estou a exagerar! - no universo do 1 milhão de unidades vendidas que se estima) que têm problemas é que se tornam amostra representativa? ;P

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. @Carlos mas lá está, tu tambem referist-te um que não falhou!

    E se leres um email que mandei na ML na altura em que surgiu a votação do engadget relativa a actualização para iOS4 eu disse que nem sequer me acreditava nos problemas devido as baixas percentagens. O utilizador anonimo disse que não teve qualquer problema com o E72 e tu respondes-te "Quanto ao Nokia E72, sei bem do que falas: tenho um amigo com um, que GPS... nem apanha. :)" e eu simplesmente dei mais um exemplo por achar estranho o que indicas-te.

    (Faltava uma virgula e podia ser mal intrepertado :p )

    ResponderEliminar
  10. Se são problemas simples, solucionáveis, complicados, parvos, whatever, não importa. É inadmissível qualquer erro num equipamento com uma projecção destas e com um preço megalómano como o que tem. Que queiras desculpar a Apple, até aceito, porque és "vendido" (num sentido não ofensivo) a eles, mas esses argumentos são como dizer "o meu Aston-Martin desliga-se sempre que páro no vermelho. Mas o Fiat 600 do meu vizinho também, por isso é normal"

    ResponderEliminar
  11. Estive a gravar um video com o meu E51 e aqui fica o resultado: http://www.youtube.com/watch?v=JwNL-Rr1Ap4

    O de rede (GSM/UMTS) podem ver que não varia e o de wlan embora não consigam reparar este sempre no máximo mesmo colocando as duas mãos à volta do telemovel.

    PS1: Aproveito tambem para dizer que fiquei desiludido com o youtube pois este http://www.youtube.com/watch?v=UkVrOAinMDk foi o resultado do upload de um video em OGV gravado em linux. :S

    ResponderEliminar
  12. Nem é preciso dizê-lo que tudo depende das condições da rede.
    Se estiver com boa cobertura é lógico que, mesmo com a atenuação da mão, o sinal possa ainda ser suficiente para nem sequer afectar as barras no ecrã.
    Como disse, isto é muito mais perceptível nos casos extremos com o sinal de rede bastante fraco.

    É preciso não esquecer todo o historial que o iPhone tem de "deixar cair chamadas" nos EUA.
    Um "problema" tão grave por lá, mas que por cá na Europa nunca se fez sentir - o que já demonstra bem a variação que a qualidade da rede faz.

    Mas não vou estar aqui a dar aulas teóricas de radiofrequência e concepção de antenas; nem de estar a relembrar todos os "traumas" que já foram apontados anteriormente (lembro-me perfeitamente de quando o iPhone anterior também foi alvo de polémica neste aspecto, e houve alguém que até se deu ao trabalho de o testar com todo o equipamento científico necessário para availar a qualidade da recepção.)

    Baseado naquilo que sei, apenas dei a explicação que me parece mais plausível e credível.
    Mas quem preferir acreditar que quem concebeu o iPhone não percebia nada de antenas e da utilização que as pessoas lhe dão, está no seu direito - e não digo que até não possam estar certas: mas que até isso fique *provado*, continuarei a acreditar nas explicações que dei.

    E na próxima semana, espero já poder colocar aqui alguns vídeo de como o iPhone 4 se comporta nestas mesmas circunstâncias - que já demonstrei afectarem tanto o iPhone 3GS como um HTC Desire (como qualquer outro telemóvel que metam aqui neste local :P)

    ResponderEliminar
  13. Esse é o problema de ser un fanboy e ser um dos primeiros a comprar o aparelho. :S

    Eu ficarei aguardando o desenrolar da história para ver no que vai dar antes de optar pela troca do meu telemóvel. Agora fiquei mais na dúvida entre o iphone 4 e o Galaxy S.

    http://www.blogcdn.com/es.engadget.com/media/2010/06/10x0624noiret54x708hed.jpg

    ResponderEliminar
  14. O Galaxy S, pelo que tenho lido, falam muito bem... excepto na autonomia. Como em tudo, é questão de pesar os prós e contras...

    ResponderEliminar
  15. @Teste

    Desculpar a apple de que? De ter um indicador realista da potência de sinal?
    O meu N95 indica-me rede no máximo quando entro no elevador, e quando chego ao meu andar, ainda não indicou qualquer alteração. Ora dentro do elevador não consigo fazer chamadas porque não tenho rede.
    Mas sim, posso dizer que o telefone só por isso é fabuloso, pois apresenta sempre o sinal do máximo e só actualiza a cada 2 minutos o sinal.
    O problema do iphone não é verdadeiramente um problema. É que a diferença de captação pelo bloqueio de sinal por objectos é um dado adquirido. Qualquer sinal rádio é bloqueado total ou parcialmente pela presença de objectos no seu caminho! O nosso corpo é uma interferência normal. Se o não for, há então potência a mais no telefone e este poderá emitir radiações indesejáveis com consequências para a saúde. Mas como o Carlos demonstrou com o telefone não iPhone que calhou ter à mão (e é que calhou mesmo), todos eles são afectados pela presença de obstáculos ao sinal (o que como já referi é um fenómeno físico normal).
    No entanto reconheço que há uma aparente redução mais significativa se o espaço entre as placas laterais do iphone forem tapadas, e há que tomar algum cuidado com isso.

    @metro
    O teu E51 é de qualidade, como o meu N95 de 600 euros. O mais certo é no meu elevador também teres sinal no máximo, apesar de não conseguires fazer chamadas.
    Aliás vou-te contar uma coisa muito engraçada que acontece nos Nokia que já deves ter reparado.
    Quando estiveres num local com pouca rede, desliga o 3G. Vais ver como o mais certo é a barrazinha de sinal encher imediatamente. É que a sensibilidade (e consumo da bateria) com o 3G activo é bem superior. No entanto quando não tens sinal 3G e a barra desce ao ponto de desaparecer, o indicador de 3G desaparece do ecrã e a barra enche milagrosamente (mesmo que não seja na totalidade).
    Ora desconheço que o iphone tenha essa separação de intensidades de sinal com 3G e sem ele, dai que provavelmente é sempre mais sensível.
    E a propósito: No teu video não vejo a indicação do 3G no ecrã. Está ligado?

    ResponderEliminar
  16. @metro

    Aparentemente a situação da diferença de potência de sinal na presença e ausência de 3G é algo comum a todos os telefones e não apenas nos nokia (é o que dá ter tido Nokias toda a vida). Dai que a parte final do meu comentário não terá muita lógica.

    ResponderEliminar
  17. A resposta do Jobs não foi tão "cordial":

    "Just avoid holding it in that way."

    http://dl.dropbox.com/u/5637998/Hold%20Different.png

    Go CrApple! :P

    ResponderEliminar
  18. Os problemas parecem sérios, estão repercutindo em vários lugares...

    A grande dúvida é se isso afetará a imagem do aparelho, ou se a Apple, com seu famoso campo de distorção da realidade, conseguirá "maquiar" o problema para seus futuros consumidores.

    ResponderEliminar
  19. @Carlos tambem dizes mal do UI do symbian mas de certeza que quem o fez percebe muito mais que nós. Não é isso que está em questão!
    Eu estava na biblioteca da faculdade e diga-se de passagem que é um edificio com bastante isolamento e umas paredes largas o que poderia afectar.
    Eu não acredito que eles se tenham enganado em tal coisa mas que possa ter acontecido um erro pode!
    Tocar na separação das antenas, estámos a fazer com que as duas estejam em contacto e isto poderia trazer ruido para a electronica responsavel pela amplificação do sinal. Como é obvio continuo acreditar que eles pensaram nisto tudo.

    Sem ter a ver com as antenas:
    Outra coisa é que, e foi noticiado aqui, o steve jobs disse que o iPhone não precisa de capas de protecção e então retirou tudo das lojas Apple mas agora vem dizer que têm uma, o que posso concluir daqui?

    ResponderEliminar
  20. Já sabemos que *tudo* é possível: ainda há pouco me mandaram um vídeo que mostra a chamada a ir abaixo quando se toca no canto inferior do iPhone... e onde se vê também que mesmo sem tocar no iPhone 4, já estava sem sinal. Portanto... é tipo os penalties e o futebol, cada um vê o quer ver.

    Como disse, da minha parte apenas tentei arranjar uma explicação que me parecia credível e provável que justificasse os suspostos relatos; que facilmente reproduzi e expliquei; mais que isso: saberei quando tiver um nas mãos. :)

    Quanto a explicações sobre a capa, é facil de arranjar explicação menos conspiratória: Por muito blindado que seja o vidro, não deixa de ser vidro, e como tal - como também já foi amplamente demonstrado em vários vídeos - uma queda numa posição menos feliz causa imediatamente um vdro estilhaçado.
    Nesse aspecto parece-me bem mais provável que a capa de protecção faça o serviço pretendido - com a funcionalidade acrescida de prevenir as interferências do toque no aparelho; mas que - volto a repetir; mesmo sem tocar, basta a mão para atenuar o sinal: neste e em qualquer outro telemóvel!

    (Agora, tal como o Mário disse, nada impede que alguns aparelho te indiquem o sinal no máximo, mesmo quando estás dentro de um elevador numa cave, de onde não consegues fazer chamadas... Mas pronto... o sinal está lá, all is well! ;)

    ResponderEliminar
  21. eh pah tanto FUD...
    Carlos vais kerer ler isto e editar o post
    http://www.antennasys.com/antennasys-blog/2010/6/24/apple-iphone-4-antennas.html

    ResponderEliminar
  22. @BUGabundo

    Editar porquê? Tenho link para esse artigo no post! :P

    ResponderEliminar
  23. Oh k, deixo aqui o relato na primeira pessoa:
    - consegui reproduzir o problema na recepcao de rede! O sinal baixou de "5 para 3 barras" (eheheh);
    - quanto ao ecran amarelado, felizmente, o meu nao esta!

    Quanto a velocidade do bixo, esta muito porreiro, a portar-se muito bem :o) [embora esteja relativamente vazio ainda].

    O multi tasking parece funcionar conforme o esperado e, ate agora [com pouco uso], nao notei problemas na performance!

    ResponderEliminar
  24. Se tiveres paciência para isso, ve se com ele pousado na mesa, e usando a mão como barreira - tapando o aparelho (mas sem tocar nele) - se o sinal se altera, ou se é mesmo só tocando nele, e na tal zona problemática.

    ResponderEliminar
  25. Se fizerem questão gravo o meu telemovel a ficar sem rede dentro de um elevador numa viagem de 3 andares!

    @Carlos O que se passa é que o iPhone anterior não necessitava dessas capas logo se para este existem é porque precisa e não é por causa da rede que estou a dizer isto!

    ResponderEliminar
  26. Nenhum dos iPhone anteriores tinha as arestas do vidro expostas. (E mesmo assim não há falta de pessoas que tenham conseguido partir o video - basta ir ao eBay.)

    ResponderEliminar
  27. Pus as maos a volta dele (em forma de concha, sem lhe tocar) e fiz um pedido a rede [para ver os minutos disponiveis] e nao influenciou a recepcao :o)

    E so quando toquei MESMO entre os espacos (naquela risca do encaixe que mostraste na photo) e que notei a rede a baixar...

    E reparei que, a tocar nesse sitio, com ele pousado, a rede baixa so 1 barra...

    ResponderEliminar
  28. "Nos EUA será mais problemático (lá sempre tiveram problemas com chamadas a cair, devido à deficiente cobertura 3G da AT&T - não é novidade nenhuma)... por cá, que temos boa cobertura e redes... duvido seriamente se isto poderá ser considerado "problema".
    E mesmo assim, volto a referir que há também inumeros relatos que a recepção melhorou com o iPhone 4 relativamente ao anterior."

    So queria comentar que, embora nao tenha usado o 3G extensivamente, estou surpreso com a cobertura 3G no Utah (nas zonas onde ando).

    O sinal esta sempre no maximo, mesmo dentro dos edificios! (coisa que nao acontecia em Portugal).

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  29. Um tópico destes só podia dar nisto :)
    Ora aqui vai a minha opinião:

    Foi relatado um problema com as antenas em relação ao agarrar do telemóvel.

    Fanboy (adorador): Até ser conclusivo não há problema. São apresentados contra-exemplos relatando problemas semelhantes noutros aparelhos que tentam diminuir o problema.

    Hater (detractor): Já existem vários casos logo o problema é real e só é resolvido quando a Apple assumir e alterar o aparelho. Mais um caso? Não faz diferença, o problema está mais do que confirmado. Até o Steve diz para "não agarrar assim".

    Neutro: Existem relatos de problemas. A amostra ainda não é significativa e os testes executados não são fiáveis na maior parte dos casos. São necessários testes exaustivos e bem executados para que se obtenham resultados conclusivos e de confiança.

    Pessoalmente, sou neutro, vou esperar para ver. O Carlos...bem :) eu acho que é um fanboy muito bem equilibrado por isso diria que é um fanboy/neutro, mas Carlos, é difícil ser imparcial naquilo em que estamos envolvidos, já muita estabilidade mental tens tu, parabéns :)

    ResponderEliminar
  30. Mori,

    Mas acho importante discutir isto ja que podera ajudar a decidir se vale a pena comprar ja ou esperar pelo proximo modelo! :o)

    Como eu disse, para ja ainda nao me incomodou (mas tambem so o tenho ha menos de 24 horas lol). Mas, se tambem dizem que isto acontecia no 3G, nunca reparei e ja o tenho ha 1 ano e tal... :o)

    Hugz!
    Luis

    ResponderEliminar
  31. E para finalizar, o teste da liquidificadora:
    http://www.youtube.com/watch?v=fLreo24WYeQ&feature=player_embedded

    (a propósito, não sei para que serve esse teste)

    ResponderEliminar
  32. Serve como hino ao consumismo desmesurado... e à vontade das pessoas de verem coisas a serem destruidas - basta olhar para o sucesso dos Mythbusters! ;)

    ResponderEliminar