2010/09/16

eBooks em Português

É uma das frustrações mais comuns de quem compra um leitor de eBooks como o Kindle, ou um tablet como o iPad para ler livros digitais: "Onde posso arranjar livros portugueses?"

Até agora, muitas vezes a única opção era o recurso à pirataria, utilizando livros digitalizados por alguns utilizadores que não estavam dispostos a esperar. Mas finalmente eis que as empresas começam a adaptar-se às novas realidades, e passamos a ter livros digitais disponíveis para compra.

A Mediabooks passa a contar com mais de 100 eBooks de autores lusófonos, e ao contrário de algumas lojas/editoras onde os livros digitais são mais caros(!?!) que as versões em papel, aqui os eBooks têm sempre um desconto de 30% em relação ao livro impresso.

9 comentários:

  1. Uma nova aplicação (como se já não houvesse suficientes) para ler ebooks com DRM que só vou conseguir ler nessa aplicação? Não, obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Não vi nada na notícia que referisse o Kindle... mas pode-se sempre converter entre formatos,... lá está, se o sistemas de protecção contra cópia e duplicação o permitir. Se não permitir, tenho a certeza, que se pode fazer qq coisa para que possa permitir.

    ResponderEliminar
  3. Sou fã de tecnologia e doido por gadgets, embora tenha poucos :), mas ler livros só pode ser feito de uma forma, com um livro.

    ResponderEliminar
  4. Os eBooks da MediaBooks não vão poder ser lidos no Kindle.
    O Kindle não suporta o formato ePUB.

    Ora, para a MediaBooks PDF deve ser sinónimo de Pirataria e grandes perdas... enfim! Já temiam as Xerox, agora temem os formatos abertos.

    Falarem em iPad e não se preocuparem com Kindle, leitor por excelência, é de rir. Como toda a gente lê dentro de portas, deve ser por isso. Além da diferença de peso entre esses "devices".

    Editora + Portuguesa ~= Retardados

    @Antonio Lopes: concordo

    @CarlosS Serrao: a questão é que a Mediabooks te está a proibir de alterares o formato do ficheiro "deles", e a indicar-te que "device" podes ou não podes usar para leres o conteúdo que adquiriste.

    @Paulo: dá-lhe tempo... Como geres a tua colecção de papiros ? :-)

    DRM ? Não obrigado!

    ResponderEliminar
  5. @Pedro: Papipos, estiveste bem :). Tens alguma razão, mas eu ainda ainda estou na fase de me desfazer dos vinil e dos cd, o que espero conseguir até ao fim do ano:). As cassestes de video já foram há alguns anos, apesar de algumas resistirem na arrecadação. Vamos deixar os livros por agora nas estantes :). Mas não vamos ter uma casas um bocado vazias no futuro?

    ResponderEliminar
  6. Sou possuir de um Kindle e olho estas iniciativas com prazer ... para depois as lamentar. Os Kindle ficaram de fora e por outro lado acho os preços um perfeito gozo. A diferença, ridícula entre a edição em papel e a digital leva-me a preferir o papel se os tiver que comprar! A Amazon tem livros caros, tem sim senhor, mas se compararmos livros com paginação semelhante, eles são bem mais aliciantes. O resultado disto é: continua a ler em inglês. Numa tão apregoada era tecnológica este modelo de negócio continua por explorar. Recordo, que os e-books readers não são só aparelhos de leitura mas interagem com redes sociais, permitem a troca de anotações, etc. Pessoalmente utilizo-no no trabalho para guardar legislação anotada. O que significa que a geração que está a nascer com os ebooks deveria ter também formação e uma aprendizagem de uma nova forma de ler ... claro, apenas os políticos e os livreiros ainda não o perceberam.

    ResponderEliminar
  7. Como bem sabem, eu totalmente anti-DRM, mas neste caso parece-me que a falha esteja do lado do Kindle ao não permitir os eBooks no formato ePub - um formato suportado por praticamente todos os eBooks readers.
    (Mas sim, a MediaBooks deveria ter tido o cuidado de oferecer os seus conteúdos em vários formatos, para que abrangessem o máximo número de dispositivos.)

    Pessoalmente, preferia que os conteúdos fossem "livres", já que todos sabemos que há maneiras de dar volta a todos os sistemas de protecção - e mais uma vez, apenas servem para chatear os legais compradores destes conteúdos.

    ResponderEliminar
  8. Ontem comprei ume descobri que n consigo pô-lo no kindle ...
    o problema é do drm e não do e-pub

    ResponderEliminar
  9. Bem, sendo assim, resta-nos esperar que a MediaBooks rapidamente encontre solução para permitir que os seus livros sejam lidos no Kindle - pois é uma falha inaceitável...

    ResponderEliminar