2010/10/20

Apresentação LG Maximo 7

A LG apresentou hoje o primeiro Windows Phone 7 a chegar ao nosso país, o LG Maximo 7 (E900) - modelo que internacionalmente é conhecido como LG Optimus 7 e que por cá foi remarcado pelas razões óbvias.



A cobertura do evento esteve a cargo do meu amigo Luis Correia, a quem muito agradeço a disponibilidade para assistir a este evento (e obviamente, também à LG pelo convite)!

Passo então a palavra:



Chegado ao novo espaço da LG antes da hora marcada, fui recebido com enorme simpatia pela LG, e pude explorar o showroom, apreciar os televisores LCD, LED e Plasma, e passando pelos inevitáveis TV's com 3D (e os seus óculos).

Mas rapidamente chegou o momento esperado: a apresentação do LG Maximo 7, pelo director geral da LG.

Pontos chave que o distinguem da concorrência:

  • 16Gb de storage em vez de 8Gb,
  • camera com 5Mpx, auto focus e flash led,
  • stitching para panoramas,
  • gravação de video em 720p (HD),
  • a função "Play To" que permite mostrar videos e fotos, tocar musica por wireless para dispositivos LG que suportem o protocolo DLNA DMR,
  • a realidade aumentada (Scan Search) recorrendo à camera e ao posicionamento por A- GPS, para as três funções básicas:
    1) virar a camera para o céu, mostra a informação do estado do tempo actual com a previsão do local onde nos encontramos,
    2) virar a camera para a frente, mostra pontos de interesse, em modo realidade aumentada,
    3) virar a camera para o chão, mostra pontos de interesse ao pé de mim, com navegação assegurada até ao mesmo (duvido que seja um Bing Maps, mas pronto, só com review...)


O LG Maximo 7 estará disponível para venda a partir de 21 de Outubro nas seguintes lojas:

  • Lojas ECI,
  • Ensitel,
  • FNAC,
  • The Phone House,
  • Worten Mobile

preços:

  • Regime livre PVP de 549,90€
  • Lojas Optimus a 499,90€


Citando a apresentação, "Em conjunto com a Microsoft, a LG irá colocar nas lojas promotores especializados disponíveis para esclarecer qualquer dúvida junto do consumidor."


Foi então tempo de ficarmos a conhecer um pouco mais do novo sistema operativo mobile Windows Phone 7 por intermédio do Ricardo Chaves, Mobility Business Manager da Microsoft Portugal.

O Windows Phone 7 mostra um interface 'aos quadrados', ao qual a Microsoft chama "Live Tiles".
Estes "Live Tiles" são uma nova forma de chegar à informação, em vez de serem links ou icones para aplicações.

Ou seja, no Tile "people" é uma agregação de contactos, actualização de estado no facebook e outros aspectos que tenham a ver com 'pessoas'. O mesmo se passa nas fotos e filmes. (Eles chamam aquilo de
"Hub Tiles".)

Como estamos a falar de Windows, podemos contar com um Office suite, Word e Excel permitem edição, e até interacção com o Sharepoint Services empresarial. Por agora, o Powerpoint permite apenas visualização de documentos.

De igual modo, existe também integração com o Zune marketplace e XBox Live para aquisição de videos, filmes e jogos.

Quanto à plataforma, depois de uma conversa com o Microsoft men, ficamos a saber que:

A microsoft criou uma plataforma base, o chamado "chassis", que consiste em:

  • Processador Qualcomm QSD8650 1Ghz,
  • 512Mb de RAM,
  • 480x800 (WVGA) com 256k cores
  • touchscreen capacitivo
  • camera de 5Mp
  • 8Gb para storage
  • wireless 11n

Estas são as especificações minimas de qualquer dispositivo Windows Phone 7, o que garantirá uma consistência na experiência de utilização nos diferentes equipamentos.


Finalmente com as mãos na... Máquina!



A experiência de utilização do LG Maximo 7 é espectacular. Fluido, elegante e com uma atenção ao detalhe que não passa despercebida.
Obviamente que requer algum período de habituação ao novo interface (andei à procura da tecla ou função para voltar atrás, que por duas vezes a coisa correu mal! :)

O IE também não me pareceu muito intuitivo, sendo dificil perceber como é que se chega de novo ao
link para navegar para outra página (digitando o link). O plugin do YouTube ainda não estava disponível nem era possível instalá-lo (provavelmente a "App Store" da MS ainda não está activa para Portugal?)

Já visitar o Aberto até de Madrugada, foi possível sem grandes problemas, e a pagina até que carregou depressa.

(Ed: Um dos primeiros Windows Phone 7 em Portugal, a visitar o site de referência nacional... ehehe :)


Em conclusão, vamos  ver o que é que o mercado acha das Tiles, já que eu pessoalmente não fiquei rendido ao conceito. Talvez pela excessiva agregação de contactos, fotos e videos, mas também posso ser apenas eu. (Ed. e há que relembrar que haverá muitas pessoas que procuram exactamente algo deste tipo.)

De certa forma acabaram por integrar no OS as API do Facebook e Windows Live para que não seja preciso mais do que uma aplicação para aceder a todas as funcionalidades disponibilizadas por esses serviços. Esta nova realidade deixa-me com 'mixed feelings'.

Vamos esperar para ver de que forma irá o mercado reagir a estes novos Windows Phone...

-- Fim--

Novamente, quero deixar os meus agradecimentos ao meu amigo Luis Correia pelo seu "trabalho", e à LG pelo convite feito ao Aberto até de Madrugada.

Amanhã, preparem-se para levar com injecção de Windows Phone 7 por todo o lado, com todos os operadores e as principais marcas a chegarem as lojas em "sincronismo" absoluto. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)