2010/11/21

Análise ao HP Palm Pre 2


Se alguém me perguntasse se eu esperava pôr as mãos num Palm Pre 2... a minha resposta seria "duvido muito". Mas, graças à boa vontade do António Costa - a quem muito agradeço ter disponibilizado o seu Pre 2 acabadinho de chegar - eis que posso apresentar-vos uma análise rápida ao mais recente smartphone da mítica Palm (agora pertença da HP) e do seu WebOS.


Características Técnicas



  • LCD de 3.1" 320x480 (HVGA) 24bits
  • Teclado QWERTY Slide-out
  • HP webOS platform
  • Quad-band GSM/GPRS/EDGE - Dual-band CDMA2000 - 3G: EvDO Rev A
  • Câmara de 5MP, com flash LED, captura de vídeo, geo-localização, e "profundidade de campo alargada" (leia-se: sem auto-focus!)
  • GPS, accelerómetros, sensor de luz ambiente e proximidade
  • WiFI 802.11b/g (faz de hotspot)
  • Bluetooth 2.1+ EDR e A2DP
  • Audio: MP3, AAC, AAC+, eAAC+, AMR, QCELP, WAV
  • Video: MPEG-4, H.263, H.264
  • Autonomia: 5h em conversação, 350h em standby
  • Charger/microUSB connector with USB 2.0 Hi-Speed
  • Headphone jack 3.5mm
  • Palm Pre Touchstone Back Cover incluída (para carregamento sem fios)
  • Dimensões: 59.6 x 100.7 x 16.9mm
  • Peso: 145 gramas



Primeiras Impressões



O Palm Pre 2 é um dispositivo bastante compacto e cómodo de "agarrar". É feito de um material bastante agradável ao toque, e - tratando-se de um smartphone com teclado físico "slide-out" - tem um mecanismo que aparenta ser robusto o suficiente para suportar uma intensiva utilização diária.




O teclado slide-out


Mesmo não sendo um fã dos "micro-teclados qwerty", sei bem que há quem não os dispense. Nesse caso, penso que não terão motivos de queixa deste teclado. As teclas são pequenas mas dão um feedback bastante sólido.
Como ponto negativo - o uso do teclado é absolutamente indispensável sempre que queiram escrever algo - já que não existe alternativa para escreverem usando apenas o touchscreen (pelo menos, de origem.)

Já o touchscreen multitouch, tem um toque bastante preciso e tem uma particularidade engraçada: aparece um ponto animado a mostrar onde se tocou no ecrã.


O WebOS


Sendo este o meu primeiro contacto com o WebOS, foi tempo de me ambientar ao método de funcionamento dos "cards".
A parte inferior do HP Palm Pre 2 é igualmente sensível ao toque e tem uma barra que se ilumina (serve também para as notificações.) Um toque nesta barra alterna entre ecrãs, e podemos igualmente fazer gestos (swipe) para determinadas funções.


Os programas em execução aparecem como "cartões" no ecrã, através dos quais podemos facilmente navegar - com os programas a surgirem agrupados: por exemplo, se abrirem um browser a partir de uma App do Twitter, as duas tarefas aparecem agrupadas.

Para terminar qualquer tarefa, basta simplesmente fazer um gesto de arrastar para cima.

É um sistema que após alguns momentos de habituação, se torna bastante prático e eficaz - e que no Pre 2 funciona de forma super-fluida e agradável. (A HP anunciou que a actualização para o WebOS 2.0 deverá estar disponível para todos os outros equipamentos mais antigos.)




As Notificações


Ao contrário do Android, onde os avisos e notificações surgem na barra superior de estado, aqui as notificações surgem na parte inferior - mas de forma igualmente agradável. (A Apple já foi buscar o engenheiro da Palm responsável pela criação deste sistema... vamos lá ver qual será o resultado no iOS, cujo sistema de notificações recai ainda em pop-ups pré-históricos que interrompem o que se estiver a fazer!)


A Câmara


As capacidades fotográficas e de vídeo do Pre 2 são modestas quando comparados com os restantes equipamentos na mesma gama de preços. A câmara de 5MP, embora tenha flash, não tem sequer auto-focus, e a gravação de vídeo (640x480 em MP4) não chega para competir com os HD 720p oferecidos em equipamentos como o Galaxy S.

Fotografias tiradas com o HP Palm Pre 2



Vídeo gravado com o Palm Pre 2



Apreciação Final

Fiquei bastante agradado com o funcionamento geral deste HP Palm Pre 2. Para quem - como eu - acompanhou a génese dos "PDAs", e durante muito tempo olhou para os Palm como objecto de desejo, é com satisfação que vejo neste equipamento uma boa base de trabalho.


No entanto, a HP não tem a vida facilitada. O Palm Pre 2 está neste momento disponível por £399 (cerca de 466€) - um preço que o coloca a par de um Android igualmente bem apetecível e com especificações técnicas bem superiores: o Galaxy S (resolução de ecrã superior, vídeo HD, mercado de Apps Android em crescimento explosivo, etc.)

O seu principal ponto negativo - e que salta imediatamente à vista - será talvez a reduzida resolução do ecrã, que face aos Androids com 800x480, torna mais complicada a legibilidade no pequeno ecrã, fazendo com que usar o browser (por exemplo) seja obrigatoriamente acompanhado de múltiplos zoom-in/out.

Mas, o mercado alvo deste Pre 2 será talvez orientado para aquelas pessoas que, por qualquer motivo, não estão interessadas em iPhones e Androids. E nessa perspectiva, este smartphone parece-me ser capaz de atrair bastantes interessados: pessoas que sabem que estão a pagar, não só o hardware, mas especialmente pelo conceito de utilização que o WebOS permite.


HP Palm Pre 2


Prós
  • WebOS
  • Formato compacto
  • Teclado físico (para quem gostar)

Contras
  • Preço elevado para o hardware que oferece
  • Resolução do LCD "mediana" face aos concorrentes
  • Teclado físico (para quem não gostar)


Mais Fotos do HP Palm Pre 2




7 comentários:

  1. João Oliveira21/11/10 23:40

    o que eu gostava de experimentar um palm pre!! antes de encontrar uma exelente oportunidade de negócio com um htc legend, tive extremamente inclinado pra comprar um palm pre, porque pela net é so elogios, principalmente ao so... se a hp pusesse um preço mais agressivo, tenho a certeza k este podia ser um telemóvel de massas

    ResponderEliminar
  2. epa.. metam o WebOS em Hardware decente e bonito..
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Uma questão que não tem a ver com o Palm, o jardim onde foi filmado o video sample é um jardim público?

    Outra coisa, gostava de ter visto no video da análise como se comporta a escrita no teclado fisico?

    ResponderEliminar
  4. @Anónimo
    Os vídeos de amostra foram gravadas pelo António, pelo que... ele é que poderá dizer. :)

    Quanto à escrita, não se fez vídeo devido a limitações de tempo - mas, é aquilo que se pode esperar: o teclado tem um toque agradável, mas... é para apreciadores de teclados miniatura (não é o meu caso; mas há quem goste daquilo.)

    ResponderEliminar
  5. caro. E parece-me ter um design um pouco antiquado, mas diferente do que se hoje, lá isso é verdade. eu pelo que conheço desta máquina, não daria mais de 2,5/5 estrelas (fazendo a correspondência com o Carlos).

    ResponderEliminar
  6. Dia 6 de janeiro, serão apresentados 5 novos palm.

    hoje foi apresentada a nova plataforma "ENYO", que permite portar o WebOs 2.0 para dispositivos com ecrâs maiores e maiores resoluções!

    A hp, vai dar cartas nas telecomunicações

    ResponderEliminar
  7. Estou querendo comprar um Plam Pre 2 desbloqueado em uma viagem que farei nesse mes ao EU, mas estive pesquisando e parace que há problemas em ativação do perfil aqui no Braisl, alguem saberia dizer se isso relamente é um problema? grato

    ResponderEliminar