2011/02/01

Galaxy Tab com 16% de Devoluções

Parece que o Galaxy Tab está a atravessar períodos difíceis. A Samsung diz ter sido um sucesso, graças aos 2 milhões que enviou para as lojas; mas não se sabe ao certo o verdadeiro número de vendas ao cliente final.


Agora, surge um novo relatório que indica que a taxa de devoluções do Galaxy Tab anda na casa dos 16%! Um número bastante elevado quando comparado - por exemplo - com a taxa de devoluções do iPad, na casa dos 2%.

Actualização: a Samsung já veio desmentir oficialmente estes números, dizendo que o Tab tem tido uma taxa de devolução de 2%, dentro da normalidade.

Desde o início que disse que estes "mini-tablets" terão um mercado bastante específico, sendo provável que alguns dos seus compradores acabem por concluir que ficarão melhor servidos com um smartphone de menores dimensões ou um tablet de maiores dimensões. Isso poderá ajudar a explicar alguma da "indecisão" que levará um comprador a devolver um Galaxy Tab.

Mas não nos podemos esquecer de outro factor que também poderá estar a algum peso: a ameaça do Android 3.0 Honeycomb vocacionado para tablets, e que muitos duvidam que chegue ao Galaxy Tab.

Neste aspecto, a alta-volatilidade das actualizações Android nesta fase, poderão servir como dissuasor da compra deste tipo de equipamentos até que as coisas fiquem mais estabilizadas...

4 comentários:

  1. Dos_Passos1/2/11 22:53

    Pois. As "vendas" expressas em "shipments" (número de equipamentos enviados para as lojas) podem não corresponder a vendas efectivas.

    Quem já atingiu também os 2 milhões de "shipments" foi o Windows Phone 7. Há quem diga que as campanhas "pague um e leve dois" ajudaram.

    Agora, percebo que a questão das versões do Android afecte o Galaxy Tab. Pois se quem vai comprar um iPad tem que pensar duas vezes, porque vai sair o iPad 2 com melhor hardware, quem vai comprar o Galaxy Tab tem que pensar três vezes: se não vai sair um tablet com melhor hardware e melhor sistema operativo, que pode não chegar ao Galaxy Tab.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que parte importante do Galaxy tab será o "form factor". Demasiado grande para um telemóvel, demasiado pequeno para um tablet como deve ser. Acredito que muita gente tenha caído na tentação de adquirir um Galaxy Tab na esperança de poder andar sempre com ele e substituir o telemóvel (afinal, tanto o hardware como o software de origem permitem fazê-lo), tendo rapidamente descoberto que isso é impraticável.

    ResponderEliminar
  3. @AJM,
    Quase fui um desses! Ainda bem que resisti à tentação e ao marketing da Vodafone. Estou muito bem com meu iPad.

    ResponderEliminar
  4. Para mim o grande trunfo do Galaxy Tab é justamente o seu "form factor" de 7".
    Se posso andar sempre com um netbook comigo durante todo o dia, também posso andar com um tablet mais pequeno e leve.
    Só não comprei um porque prefiro esperar pelo Android 3.0 (e por causa do preço claro).
    Mas o Android 3.0 está aí à porta e os preços já estão a descer, veja-se o caso do Dell Streak 7.

    ResponderEliminar