2011/02/01

Intel mete Água no Sandy Bridge

Uma coisa é certa, o nome foi bem dado... tanto a areia (Sandy) como a ponte (Bridge) estão relacionadas com água, e foi isso mesmo que aconteceu - mais uma vez - à Intel.

Certamente ainda se recordam da célebre falha de cálculo matemático nos Pentium que a meio da década de 90 tanta tinta fez correr e que acabou por custa quase $500 milhões à empresa.

Agora, a Intel está de novo envolvida num "escândalo" que afecta os seus novos processadores Sandy Bridge, e que alguns já estimam poder vir a costar mil milhões de dólares a rectificar.

Desta vez, o problema não afecta o CPU mas sim parte do chipset que suporta o chip - mais concretamente os chipset série 6 (como o H67 e P67) em que as portas Sata de 3Gbps estarão sujeitas a problemas (as de 6Gbps usam circuitos independentes, estando assim imunes a este problema.) Devido a esta falha, um sistema com um chip defeituoso poderá começar a degradar o desempenho das ligações a discos ou leitores ópticos nessas portas Sata.

Felizmente, este problema foi apanhado "a tempo", estimando-se que apenas 500 mil chipsets Sandy Bridge problemáticos tenham chegado aos clientes finais (o equivalente a um dia de vendas de computadores.)
O maior problema é agora o atraso que isto causará até que a Intel comece a produzir chips corrigidos - que deverão surgir apenas no final de Fevereiro...

3 comentários:

  1. Já não me sinto tão mal em ter optado por comprar board/processador da arquitectura "antiga", mesmo sabendo que esta nova tem mais performance por menos euros :D

    ResponderEliminar
  2. A AMD deve estar a dar pulinhos de alegria.

    ResponderEliminar
  3. Interessante saber onde isso deixa a apple. É que aparentemente o número de MBP anda a escassear e houve rumores que seria para haver um update onde esses sandy bridge iam ser uma das "features"...

    ResponderEliminar