2011/03/09

Análise Mobee Magic Charger para Magic Mouse


A moda dos ratos sem fios há muito que veio para ficar, e quem os usa poderá dizer-vos o quanto uma secretária livre de fios pode fazer pela produtividade (para não falar do aspecto estético).

Pessoalmente, essa grande vantagem nunca foi capaz de me convencer face ao maior problema deste tipo de ratos: as pilhas/baterias. Por muito cómodo que sejam estar livre de fios, dita a lei de Murphy que iremos ficar sem pilhas no pior momento possível; e mesmo optando por pilhas recarregáveis... é certo que não iremos ter nenhumas disponíveis no preciso momento em que mais precisarmos delas.


Mas... eis que estou prestes a poder mudar de ideias... É que por mero acaso fui dar com este "mágico" carregador indutivo, o Magic Charger da Mobee para o Magic Mouse da Apple.

Mal sabia eu que este curioso equipamento estava disponível mesmo à porta de casa, na Servisoft, que teve a cortesia de me enviar um para análise.


O Mobee Magic Charger 


Este Magic Charger é um sistema que consiste numa pequena base de carregamento por indução, e uma bateria especial que é instalada no rato da Apple Magic Mouse.


A plataforma pode ser ligada a qualquer porta USB, necessitando apenas de 270mA para funcionar. E o carregamento por indução significa que não é necessário qualquer ligação física entre a base carregadora e o rato para que este possa ser recarregado - basta pousá-lo e já está.



Depois de instalada a bateria do Mobee Magic Charger no Magic Mouse, as diferenças visuais são nulas e o comportamento do rato em nada é alterado. A única diferença é que a partir desse momento podem dizer adeus às pilhas!


Em Utilização

;

Considerando que muitos utilizadores Apple apreciam as coisas bem desenhadas e com bons acabamentos, podem ficar descansados pois este Mobee Magic Charger em nada irá manchar a "decoração" da vossa secretária. O produto tem muito bom acabamento e ficará bem à vontade ao lado dos vossos Macs - tendo até ganho um "Design Award".

Podem também comprar baterias adicionais - caso tenham vários Magic Mouse em casa - sem necessidade de comprarem o sistema completo. Uma vez que a bateria fornecida tem uma autonomia de cerca de 6 dias após 6h de carga, podem deixar cada rato a carregar durante a noite em diferentes dias.

A Mobee garante 500 ciclos de carregamento para a sua bateria, o que corresponderá a vários anos de uso sem chatices (se o carregarem de 3 em 3 dias, representa mais de quatro anos - e não esqueçam que mesmo após esses 500 ciclos, a bateria continuará a funcionar embora com autonomia descrescente.) Segundo os cálculos fornecidos, este Magic Charger paga-se a ele próprio em menos de um ano de utilização.


Apreciação Final

Não tenho dúvidas que, caso usasse um Magic Mouse (ou um qualquer outro rato sem fios), este seria o sistema de carregamento/utilização que mais me atraíria.
Faz-nos também sonhar com um futuro onde uma única base indutiva possa carregar múltiplos equipamentos, como o rato, smartphones, tablets, câmaras digitais, e até - quem sabe - tablets e portáteis. No entanto, há que começar com pequenos passos, e por agora os possuidores de Magic Mouse podem congratular-se por ter este Mobee Magic Charger à disposição... já hoje.

Magic Charger

Prós
  • Facilidade de utilização
  • Comodidade
  • Design 
  • Dizer adeus às pilhas tradicionais


Contras
  • Inexistência de adaptadores para mais modelos de ratos sem fios

Mobee Magic Charger está à venda na Servisoft por cerca de 50€, com as baterias adicionais para ratos extra a custarem aproximadamente 30€.


9 comentários:

  1. João Bernardo9/3/11 19:45

    Parece-me excelente, só é pena não ser compatível com outros ratos sem fios. Sem dúvida a considerar se conseguirem fazer adaptadores para outros ratos...

    ResponderEliminar
  2. João Gomes9/3/11 20:09

    Concordo!
    E subscrevo a frase "Faz-nos também sonhar com um futuro onde uma única base indutiva possa carregar múltiplos equipamentos, como o rato, smartphones, tablets, câmaras digitais, e até - quem sabe - tablets e portáteis."

    ResponderEliminar
  3. mas trás pelo menos um pack de baterias?!

    ResponderEliminar
  4. muito interessante.

    pena que no meu caso sou adepto de ratos COM fio :)

    ResponderEliminar
  5. @metRo_

    Sim, claro... um já vem no pack. Podes é comprar outros adicionais, caso pretendas. :)

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente há anos que utilizo pilhas recarregáveis em todos os dispositivos cá de casa, incluindo teclados e ratos, isto sem sobressaltos já que tenho sempre algumas pilhas previamente recarregadas de reserva.
    Mas esta solução está bastante interessante e aparentemente bem concebida, o ideal seria realmente ser alargada a outros dispositivos.

    ResponderEliminar
  7. Estava a pensar comprar um rato sem fios para portátil, é uma pena que ainda não hajam carregadores desses para outros modelos, na verdade o magic mouse não me convence.

    ResponderEliminar
  8. Muito nice.

    Boa análise, como sempre!

    ResponderEliminar