2011/04/20

iPhone Guarda Histórico GPS de Onde Andaram

Eis uma notícia que certamente irá dar muito que falar. Os iPhones e iPad 3G guardam um registo dos locais por onde andaram, registo esse que aparentemente é facilmente acessível.

Actualização: a Apple já respondeu oficialmente a este caso.

É certo que este tipo de dados levanta problemas bem sérios de privacidade. Já todos sabemos que estes dados são recolhidos pelos operadores de telecomunicações - mas supostamente são mantidos sob sigilo. Ou então há quem prentenda efectivamente guardar esse histórico - usando serviços como o Google Latitude.

Aqui, trata-se de um caso de recolha de dados que pode estar a ser feito sem o conhecimento do utilizador. E digo "pode", porque efectivamente me parece que perdido no meio das centenas de páginas dos "termos de serviço", deva lá estar algo relativo a isto, de que a Apple pode recolher e usar a vossa posição para "este" ou "aquele" efeito. (Embora neste caso, não haja sequer provas de que estes dados estão a ser enviados ou usados pela Apple ou por terceiros.)

Seja como for, imagino que este caso vá fazer com que este tipo de coisas tenha que ser feito de forma muito mais às claras - para evitar situações incómodas como a que a Apple agora irá ter que enfrentar...

Se têm um iPhone ou iPad 3G com iOS 4.x e querem saber por onde têm andado, podem experimentar este programa: iPhone Tracker.

3 comentários:

  1. Muito interessante, quero ver isso :o))

    Tenho tido o Latitude ligado mas esqueci-me de o ligar numas ferias que fiz e gostava de ficar com o registo dos sitios por onde andei!

    ResponderEliminar
  2. Dos_Passos21/4/11 00:41

    O TiPb tem informação sobre isto, e um link para um programa que permite ler essa informação nos backups do iTunes. Falta-me a paciência para experimentar.
    http://www.tipb.com/2011/04/20/iphone-records-location-information-stores-pc/

    ResponderEliminar